Breve História do Concelho

Fundado em 1520 por D. Manuel I com a atribuição do Foral, o concelho de Celorico de Basto tem vindo a sofrer alterações profundas ao nível evolutivo, de forma ordenada e concertada, mantendo o património representativo da história intacto conferindo identidade a este concelho centenário.  

Com uma existência anterior à própria nacionalidade, o concelho de Celorico de Basto tem o Castelo de Arnoia como o seu principal marco histórico tendo na sua base nascido a sede do concelho, a Villa de Basto. Verificando-se, porém, que as condições de sustentabilidade em terras mais férteis seriam asseguradas com maior facilidade, a sede do concelho foi deslocalizada para junto do Freixieiro em 1719, por provisão de D. João V. Nessa altura ficou designada por Vila Nova de Freixeiro, mais tarde alterada para vila de Celorico de Basto, tal como a conhecemos.  

Neste momento, o concelho de Celorico de Basto é composto por 15 freguesias, ao invés das anteriores 22, fruto da reorganização administrativa que originou a fusão e agregação de freguesias, e por três vilas, a vila de Celorico de Basto, a vila de Gandarela e a vila de Fermil.  

Com uma área de 181,07 km2 e cerca de 18 000 habitantes, pertence ao distrito de Braga, região norte e sub-região do Tâmega e Sousa, o Município é limitado a norte por Cabeceiras de Basto, a leste por Mondim de Basto, a sul por Amarante, a sudoeste por Felgueiras e a oeste por Fafe. 

Visite Celorico de Basto

Conteúdo atualizado em 17 de Maio de 2022 às 16:48

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt

Enviar mensagem
Nome*
Privacidade
Nome*
Privacidade
Enviar mensagem