Freguesias do Concelho

Celorico de Basto

Com uma superfície territorial de 18.107 ha (181,07 Km²) e um perímetro de 71.244 metros, o concelho de Celorico de Basto é constituído por 15 freguesias, nomeadamente: Agilde, Arnoia, Borba da Montanha, União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe, União de Freguesias de Caçarilhe e Infesta, União de Freguesias de Canedo de Basto e Corgo, União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla), Codessoso, Fervença, Moreira do Castelo, Rego, Ribas, Basto (São Clemente), Vale de Bouro, UF de Veade, Gagos e Molares.

Navegue no mapa e clique nas freguesias para saber mais.

Celorico de Basto
Freguesia de Basto (São Clemente) Freguesia de Ribas Freguesia de Rego Freguesia de Vale do Bouro União de Freguesias de Canedo de Basto e Corgo União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares União de Freguesias de Caçarilhe e Infesta União de  Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe União de Freguesias de Carvalho e Basto Sta. Tecla  Freguesia de Borba da Montanha Freguesia de Agilde Freguesia de Arnóia Freguesia de Fervença Freguesia de Moreira do Castelo Freguesia de Codessoso

Freguesia de Basto (São Clemente)

Freguesia de Basto (São Clemente)

A freguesia de Basto (São Clemente) possui uma área de 15,41 km². Fazem parte do património histórico a igreja paroquial de Basto (São Clemente), a capela de São Sebastião, a capela da Senhora Aparecida, a capela da Senhora da Piedade, a capela de São Gonçalo, o Solar do Souto ou Casa do Souto, a Casa da Gandarela e a capela de Santo António.


Presidente
Daniel António Magalhães Meireles

255 143 731
966 863 009
 bastosaoclemente@gmail.com
Facebook

Freguesia de Ribas

Freguesia de Ribas

A freguesia de Ribas possui uma área de 8,28 km². Fazem parte do património histórico a igreja Paroquial de Ribas, a capela de São Sebastião, a capela de São Martinho, a capela de Santa Bárbara, a capela de São Bento e a capela de Santo António.


Presidente
José Manuel Teixeira de Sousa

253 653 268
967 884 549
 freguesiaderibas@gmail.com
Facebook

Freguesia de Rego

Freguesia de Rego

A freguesia de Rego possui uma área de 17,09km². Fazem parte do património histórico a igreja de S. Bartolomeu, a capela Nossa Senhora da Saúde, a capela de São Bento e a capela de São Pedro.


Presidente
Inácio Manuel da Mota Oliveira

253 655 843
 freguesiarego@gmail.com
Facebook

Freguesia de Vale do Bouro

Freguesia de Vale do Bouro

A freguesia de Vale do Bouro possui uma área de 7,89 km². Fazem parte do património histórico a igreja paroquial de Vale do Bouro, a capela da Senhora do Amparo e a Casa do Melhorado.


Presidente
Vítor António Sousa Costa

255 368 110
 j.f.valedebouro@gmail.com
Facebook

União de Freguesias de Canedo de Basto e Corgo

União das freguesias de Canedo de Basto e Corgo

A união das freguesias de Canedo de Basto e Corgo possui uma área de 13,23 km². Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Canedo de Basto e São Romão do Corgo e tem a sede em Canedo de Basto. Do património histórico destaca-se: em Canedo de Basto, a igreja paroquial de Canedo de Basto, a capela de Santo António, a Capela de Santa Luzia e a Casa de Canedo - casa do século XVII; no Corgo, a igreja paroquial de São Romão do Corgo e o túmulo do venerável Frei Bernardo de Vasconcelos.


Presidente
Sérgio Alexandre Carvalho Teixeira Mota

255 361 490
 ufcanedodebasto.corgo@gmail.com
Facebook

União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares

União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares

A união das freguesias de Veade, Gagos e Molares possui uma área de 12,99 km². Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Veade, Gagos e Molares e tem a sede em Veade. Do património histórico destaca-se: em Veade, a igreja paroquial de Veade, a casa da Boavista (incluindo o jardim e os seus elementos decorativos) e a Casa do Outeiro; em Gagos, a capela paroquial de Gagos e a capela da Senhora dos Prazeres; em Molares, a igreja paroquial de Molares e a capela de Santo António.


Presidente
José Manuel Félix Peneda

255 361 111
 freguesiasveadegagosmolares@hotmail.com

União de Freguesias de Caçarilhe e Infesta

União de Freguesias de Caçarilhe e Infesta

A união das freguesias de Caçarilhe e Infesta possui uma área de 11,48 km². Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Caçarilhe e Infesta e tem a sede em Caçarilhe. Do património histórico destaca-se: em Caçarilhe, a igreja paroquial de Caçarilhe e a capela da Senhora do Viso; em Infesta, a igreja paroquial de Infesta, a capela de São Gonçalo e a capela de Santa Luzia.


Presidente
Manuel Marinho


 juntacacarilheinfesta@gmail.com

União de  Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe

União de  Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe

A união das freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe possui uma área de 17,17 km². Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe e tem a sede em Britelo. Do património histórico destaca-se: em Britelo, a igreja paroquial de Britelo, a capela da Senhora da Saúde, a capela de Santa Luzia e a capela de Santa Iria; em Gémeos, a igreja paroquial de Gémeos; em Ourilhe, a igreja paroquial de Ourilhe.


Presidente
José Alberto Teixeira de Mesquita

255 323 940
 freguesia.britelo@gmail.com
Facebook

União de Freguesias de Carvalho e Basto Sta. Tecla

União de Freguesias de Carvalho e Basto Sta. Tecla

A união das freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla) possui uma área de 10,03 km². Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Carvalho e Santa Tecla de Basto e tem a sede em Carvalho. Do património histórico destaca-se: em Carvalho, a igreja paroquial de Carvalho e a capela de Santa Bárbara; em Basto, a igreja paroquial de Basto (Santa Tecla) e a capela da Senhora da Graça.


Presidente
António Jorge Teixeira Marinho

255 482 147
 geral@jf-carvalho.pt

Website

 Freguesia de Borba da Montanha

Freguesia de Borba da Montanha

A freguesia de Borba de Montanha possui uma área de 10,89 km². Do património histórico fazem parte a igreja paroquial Borba da Montanha, a capela de Santo António e a capela de Santo Amaro.


Presidente
Eurico Manuel Cunha Magalhães

255489968
 juntaborbamontanha@sapo.pt
Facebook
Website

Freguesia de Agilde

Freguesia de Agilde

A freguesia de Agilde possui uma área de 9,01 km². Do património histórico fazem parte a igreja de Santa Eufêmia, a capela de Nossa Senhora da Rosa e a capela de São Pedro do Ó.


Presidente
Luís Lemos Lopes

255 481 182
 agilde.junta@sapo.pt
Facebook

Freguesia de Arnóia

Freguesia de Arnóia

A freguesia de Arnóia possui uma área de 18,73 km². Do património histórico fazem parte o Castelo de Arnóia ou Castelo dos Mouros, o Pelourinho do Castelo e o Convento de arnóia, incluindo no seu conjunto a igreja, o cruzeiro a fonte-oratório, os moinhos, a casa da tulha e anexos agrícolas.


Presidente
Carlos Vítor da Costa Moura

931 932 931
 juntafreguesiaarnoia@gmail.com
Facebook

Freguesia de Fervença

Freguesia de Fervença

A freguesia de Fervença possui uma área de 12,05 km². Do património histórico fazem parte a igreja românica de São Salvador de Fervença (Românico Tardio), o cruzeiro de São Bento (século XVIII), o cruzeiro do Tapado (século XVIII), o cruzeiro da Devesa (século XX), a capela de Nossa Senhora da Ajuda, a capela de Nossa Senhora do Calvelo, a capela de São Bento e a capela de Paredes.


Presidente
Manuel Augusto Alves Magalhães

255 489 029
 juntafreguesiafervenca@hotmail.com

Freguesia de Moreira do Castelo

Freguesia de Moreira do Castelo

A freguesia de Moreira do Castelo possui uma área de 6,14 km². Faz parte do património histórico a igreja paroquial de Moreira do Castelo.


Presidente
Alexandra Patrícia Moreira Silva

255 481 294
 junta@moreiradocastelo.pt
Facebook
Website

Freguesia de Codessoso

Freguesia de Codessoso

A freguesia de Codessoso possui uma área de 10,7 km². Do património histórico faz parte a igreja paroquial de Codessoso.


Presidente
Manuel Fernando Coelho Pinheiro

255 323 593
 jf-codessoso@hotmail.com

Conteúdo atualizado em 17 de Maio de 2022 às 16:48

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt

Enviar mensagem
Nome*
Privacidade
Nome*
Privacidade
Enviar mensagem