“A reabilitação desta escola primária marca um ponto de viragem daquilo que era o seu uso atual. Nós temos um programa para todo o concelho para reabilitar todas as antigas escolas primárias e incluir também alguns edifícios que ainda não estão recuperados, conferindo-lhe dignidade para que possam ser utilizados pelos que precisam, em determinados momentos das suas vidas” palavras Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
Decorreu ontem, 16 de novembro, a inauguração das obras de reabilitação e reconstrução da antiga Escola Primária de Souto, na freguesia de Ribas, estando agora adaptada para alojamentos a integrar a BNAUT(Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário)com o objetivo de acolher pessoas em situação de risco e /ou de emergência social, por tempo determinado.
Este momento, contou coma presença da comunidade de Ribas, que olha para este edifício com a ternura de quem viveu aqui parte da vida. “Estes edifícios tiveram e têm grande memória para esta comunidade, por aqui passaram muitas crianças, rapazes e raparigas, que aprenderam muitas letras começaram a fazer as primeiras contas e seguramente se prepararam para o seu futuro. Também por aqui passaram muitas pessoas cujo esforço aqui deixaram, muitos professores e auxiliares de educação que ajudaram as crianças e ajudaram as crianças que por aqui passaram”.
Uma reabilitação que contou com a presença da comunidade de Ribas e com o seu presidente de Junta, Sérgio Magalhães, a dar nota de que este espaço “não é apenas um edifício, mas sim uma marca desta freguesia. Foi aqui que muitos ribenses aprenderam a ler e a escrever, foi aqui que também alguns ouviram ralhetes por não saber as tabuadas, mas foi também aqui que muitos ganharam amigos e acima de tudo construíram memórias que ainda hoje são recordadas com muita saudade”. Assegura que “recuperar esta escola é também recuperar as recordações dando uma nova vida a este edifício, dar-lhe todas as condições de bem estar, segurança e conforto para servir toda esta comunidade.
Esta obra foi financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência com um custo elegível de 235.092,46€. Um financiamento reforçado pelos intervenientes nesta inauguração mas bem demarcada pelo presidente de Junta de Freguesia. “Esta obra representa um investimento de cerca de 200.000€ de fundos europeus do PRR e aqui permitam-me um agradecimento muito especial ao grande culpado por esta obra acontecer, o nosso presidente de câmara. A larga experiência do Dr. Peixoto Lima neste campo dos fundos europeus permite-lhe dominar, como ninguém, o aproveitamento máximo destes fundos, para desenvolver o nosso concelho e as nossas freguesias e neste caso em particular a recuperação de edifícios públicos como é esta escola”.
Em paralelo a esta cerimónia decorreu, no exterior deste espaço, agora reabilitado, o tradicional magusto da freguesia, um “um verdadeiro momento de festa, que misturou tradição, memória e convívio, valores que marcam a vida em comunidade” ressalvou o Presidente da autarquia celoricense.




Conteúdo atualizado em 18 de Novembro de 2025 às 12:14









