O Município de Celorico de Basto deu início, nesta segunda-feira, 30 de junho, às atividades de verão no âmbito da AAAF (Atividades de Animação e Apoio à Família), para as crianças do Pré-Escolar e da CAF (Componente de Apoio à Família) para as crianças do 1º ciclo. Estas férias de verão têm a duração de um mês e visam proporcionar às crianças, em ambiente seguro, momentos de diversão, aprendizagem e convívio.
Estas atividades, organizadas e dinamizadas integralmente pela autarquia, têm como objetivo ocupar de forma lúdica e educativa o tempo livre das crianças fora do período letivo, facilitando às famílias uma melhor conciliação entre a vida profissional e familiar. O serviço é gratuito, mantendo-se apenas o pagamento das refeições, tal como acontece ao longo do ano letivo, no que se refere às AAF.
As atividades decorrem no Centro escolar da Mota e no Centro Escolar da Vila de Celorico e orienta-se para os alunos dessas áreas geográficas e para outros, de outros centros escolares que queiram usufruir destas férias de Verão.
“A organização destas componentes nos períodos de férias, neste locais em particular, verifica-se pelo facto que não existirem respostas suficientes para albergar todas as crianças, mostrando-se necessárias respostas mais robustas o mês de julho, período que a maioria das famílias continua a trabalhar e não têm qualquer retaguarda familiar para os seus filhos” disse. “O Município continua empenhado em apoiar as famílias do concelho, disponibilizando um serviço de qualidade que garante não só a segurança das crianças, mas também a sua ocupação de forma enriquecedora e feliz durante as interrupções letivas”assegura.
Ao longo de todo o mês, os participantes terão acesso a um programa diversificado com jogos, oficinas criativas, atividades ao ar livre, desporto e experiências culturais, sempre acompanhados por equipas creditadas.
Mais do que uma resposta prática às necessidades das famílias, estas iniciativas desempenham um papel essencial no desenvolvimento das crianças, promovendo competências sociais, criatividade, autonomia, empatia e o reforço de laços de amizade.