Site da Câmara Municipal de Celorico de Basto

História

SABER MAIS

Património

Cultura e Tradições

Desporto e Lazer

Capital das Camélias

Inquéritos de Satisfação

Assinatura do contrato de auxílio financeiro para reparar danos dos incêndios de setembro de 2024

José Peixoto Lima esteve hoje no Porto, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte a assinar o contrato de auxilio financeiro do Fundo de Emergência Municipal que derivou da Resolução do Conselho de Ministros n.º 126-A/2024, “publicada no Diário da República, suplemento, 1.ª série, n.º 181, de 18 de setembro de 2024, que declarou a situação de calamidade pela ocorrência de grandes incêndios rurais nas regiões Centro e Norte de Portugal Continental e determinou o levantamento de danos e a adoção de medidas de recuperação e apoio às populações, empresas, associações, infraestruturas e património agrícola e natural afetados”.

A celebração do contrato de auxílio financeiro foi estabelecido entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto, a CCDR-N e a Direção Geral das Autarquias Locais, com um valor de comparticipação financeira de 134.518,16€, correspondente a 85% do valor global dos danos causados.

Os incêndios afetaram consideravelmente o concelho de Celorico de Basto com uma área ardida de cerca de 1800 hectares, tendo registado prejuízos avultados no território, para as populações e nos equipamentos municipais.

“Com este contrato de auxílio financeiro vamos poder reabilitar as infraestruturas do concelho, fortemente afetadas pelo incêndio, permitindo repor o normal estado e funcionamento dos equipamentos municipais, como é o caso da Ecopista do Tâmega, continuando a fazer desta um dos principais atrativos do concelho. A par desta intervenção já aprovada, iremos brevemente avançar com outra operação no âmbito da estabilização de emergência pós incêndio, que permitirá restabelecer o potencial florestal, ribeirinho e outros que foram danificadas por agentes abióticos. A floresta é um ativo financeiro importante para muitas famílias e para o desenvolvimento do nosso território. Ao mesmo tempo, além do seu papel económico, é crucial para a manutenção de um ecossistema saudável e equilibrado” assegura José Peixoto Lima Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. 

Em complemento com a assinatura deste contrato de auxílio financeiro, relativo aos prejuízos causados nas infraestruturas municipais, o Município disponibilizou uma equipa técnica que apoiou a população no levantamento dos prejuízos ocorridos nestes incêndios, bem como na elaboração e submissão dos pedidos de auxílio financeiro dos privados.

Conteúdo atualizado em 5 de Dezembro de 2025 às 16:10