reciclagem

Campistas e caravanistas de Celorico de Basto sensibilizados para a reciclagem

A Câmara Municipal de Celorico de Basto e Resinorte uniram-se para sensibilizar para a separação dos resíduos. Esta segunda-feira, 29 de agosto, estiveram no parque de Campismo e Caravanismo de Celorico de Basto a explicar aos utentes a importância da separação dos resíduos, fundamental para a reciclagem de muitos materiais utilizados no dia-a-dia.

A campanha visa esclarecer dúvidas e melhorar o espaço com as condições certas para a reciclagem, mas sobretudo sensibilizar, com números e dados concretos, para um comportamento que pode fazer a diferença na sustentabilidade ambiental.

Consciente da necessidade de reciclagem, o Vereador do Ambiente, Domingos Teixeira, disse que “ a separação dos resíduos não pode ser uma questão de moda, mas uma questão de cidadania, uma obrigatoriedade. Temos que ser cada vez mais conscientes da importância de um ato tão simples e que faz toda a diferença na sustentabilidade ambiental”.

Durante a sessão, as técnicas do Município e da Resinorte ouviram e esclareceram os campistas, que manifestaram algumas dúvidas relativas a produtos de desperdício a colocar no ecoponto, nomeadamente os guardanapos, que devem ir para o lixo comum, e que muitos colocavam no ecoponto azul, as embalagens do leite que devem ser colocadas no ecoponto amarelo, e que muitos colocavam no ecoponto azul, entre outras. Salientaram que a reciclagem “é fundamental para evitar o desperdício de matérias-primas como a madeira (papel), petróleo (plástico), areia (vidro), minério (metal).

No parque de campismo será colocado um compostor para os resíduos orgânicos e um Oleão, para colocar os desperdícios de óleos alimentares. Um acrescento de formas para melhor separar os desperdícios contando com a consciência de cada utente para a efetiva separação.

No final da sessão, foi entregue a todos os campistas e caravanistas um folheto informativo e um mini ecoponto para que possam fazer a separação na sua caravana/tenda e de seguida levar ao ecoponto mais próximo.