pom
POM

Celorico de Basto apresentou o Plano Operacional Municipal para 2023

Com a época de incêndios a aproximar-se, a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Florestais reuniu, nos Paços do Concelho, para apresentação do Plano Operacional Municipal para o ano de 2023.

O Plano Operacional Municipal (POM) define a estratégia de prevenção e combate dos incêndios florestais e regula a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais, designadamente as ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1.ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Para o Presidente da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, “esta articulação planeada entre as entidades municipais e distritais nomeadamente para as ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, é crucial quando temos condições meteorológicas cada vez mais adversas, com temperaturas muito altas e pouca humidade ”.

A apresentação do Plano Operacional Municipal foi efetivado pelo técnico do Gabinete Técnico Florestal do Município de Celorico de Basto Luís Sousa, que apresentou também o relatório de monitorização do PMDFCI de 2022.

Foram apresentados e discutidos os resultados no que concerne ao número de incêndios, causas dos mesmos e tipos de áreas ardidas, comparando com o que era expectável nas previsões existentes em PMDFCI e com o que aconteceu efetivamente. Foi ainda indicado o número de ocorrências, a dimensão dos incêndios, o tempo de intervenção assim como analisado o volume de trabalhos efetuados pelo município na rede viária florestal, e nas faixas de gestão de combustível.