Celorico de Basto com mais 2 Unidades Autónomas de Gás

A Sonorgás inaugurou hoje, 27 de outubro, em Celorico de Basto, duas Unidades Autónomas de Gás, uma no Parque Empresarial da Lameira e outra no Parque Empresarial de Lordelo/Crespos, com a presença do Secretário de Estado da Energia, Jean Barroca.

Um “símbolo do nosso compromisso e colaboração com a descarbonização energética, que só se faz em parceria conjunta com diversas entidades” assegurou a presidente do Conselho de Administração da Sonorgás, Maria Lucas.

A inauguração destas duas unidades foi o arranque da 1ª conferência do ciclo de conferências promovido pela Sonorgás e que decorreu no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, subordinada ao tema – A importância do Gás renovável no desenvolvimento de comunidades de energia.

As duas unidades inauguradas “contribuem de forma decisiva para dotar o território de uma solução essencial em termos de sustentabilidade e viabilidade económica, permitindo-nos acompanhar a Rota da Descarbonização com soluções viáveis e absolutamente decisivas para a transição energética” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, na abertura da conferência. O anfitrião desta iniciativa reforça a importância de “enquanto decisor político estarei absolutamente disponível para colaborar com as diferentes entidades que pretendam contribuir para encontrar as melhores soluções que beneficiem as nossas populações e das nossas empresas.

A importância deste momento trouxe a Celorico de Basto o Secretário de Estado da Energia, Jean Barroca que foi perentório ao afirmar que “aqui, no limiar do interior norte, a energia é, e deve ser, um ativo estratégico e um projeto de desenvolvimento, aqui em Celorico de Basto, as UAG’s que hoje inauguramos reforçam a segurança e a competitividade das empresas, criam emprego e criam riqueza, e daqui queremos que parta um exemplo de integração de gases renováveis com o biometano à cabeça em comunidades que se quer que sejam referência nacional”.

A par da inauguração das 2 UAG’S, os convidados presentes para esta ação tiveram a oportunidade de assistir a duas abordagens distintas, integradas no tema central desta conferência, o primeiro painel deu destaque às “Infraestruturas de distribuição como catalizadores de investimento e inovação” e o segundo painel abordou “o desafio da competitividade energética” – assuntos abordados por especialistas altamente acreditados no panorama nacional e internacional.

Conteúdo atualizado em 27 de Outubro de 2025 às 16:49

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt