Celorico de Basto integra ULS Alto Ave

Desde 1 de Janeiro que os utentes de Celorico de Basto passam a dirigir-se ao Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, para a prestação de cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados.

Com a restruturação do Serviço Nacional de Saúde – SNS, o país passa a estar coberto por 39 ULS – Unidades Locais de Saúde e 222 novas Unidades de Saúde Familiar de modelo B. Com esta reorganização foi criada a ULSAA – Unidade Local de Saúde do Alto Ave, que agrega os concelhos de Guimarães, Vizela, Fafe, Cabeceiras, Mondim e Celorico de Basto, servindo cerca de 270.000 utentes.

Em comunicado emitido, a direção da ULSAA que esta unidade “foi pensada e estruturada com o objetivo de melhorar, ainda mais, o acesso aos cuidados de saúde dos cidadãos, através de uma estratégia de proximidade e de integração de cuidados, que coloca o utente no centro de todo o processo, em favor da comunidade que serve com dedicação e profissionalismo”.

Para José Peixoto Lima “Este é um momento importante para todos os Celoricenses. Celorico de Basto fica a ganhar com esta mudança, deixando de ter como hospital de referência Penafiel para agora estar ligado ao Hospital de Guimarães, um Hospital de referência nacional, mais próximo da generalidade do concelho e com melhor serviço de transportes públicos. Estaremos ao lado do Conselho de Administração da nova ULSAA, na defesa dos melhores cuidados de saúde para os utentes de Celorico de Basto e no reforço dos cuidados de saúde primários em que seremos também um parceiro ativo na concretização desse objetivo”, concluiu.   

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt