𝐓𝐞𝐫𝐦𝐢𝐧𝐨𝐮 𝐡𝐨𝐣𝐞, 𝐨 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐚𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐚𝐥𝐮𝐬𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐚𝐨 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐬𝐚ú𝐝𝐞 𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨𝐯𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜í𝐩𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐞𝐥𝐨𝐫𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐁𝐚𝐬𝐭𝐨, 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐚 𝐯á𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐩ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨𝐬, 𝐦𝐚𝐢𝐨𝐫𝐢𝐭𝐚𝐫𝐢𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐢𝐝𝐨𝐬𝐨𝐬, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐢𝐧𝐭𝐮𝐢𝐭𝐨 𝐜𝐥𝐚𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐧𝐬𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐳𝐚𝐫 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐛𝐥𝐞𝐦á𝐭𝐢𝐜𝐚 “𝐚𝐢𝐧𝐝𝐚 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐢𝐠𝐦𝐚𝐭𝐢𝐳𝐚𝐝𝐚”.
Em pleno Dia Mundial da Saúde Mental, decorreu no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, uma palestra ministrada pelas psicólogas da Psicobasto – Centro Médico e Terapêutico que procuraram desmitificar mitos e desinformação e dar indicações dos passos a seguir em caso de problemas de saúde mental. Paula Barros, Psicóloga na Psicobasto disse-nos que “é fundamental sensibilizar a população, num tempo em que ainda é muito desvalorizada a nossa saúde mental, é preciso reforçar a importância da prevenção”.
A iniciativa contou com a presença de muitos dos idosos que integram o programa Celorico a Mexer, alguns dos quais já sofreram ou sofrem de uma doença mental, “ e que muitas vezes desvalorizam, não dão a importância que era devida. Essa desvalorização leva a um estado mais profundo da doença e ao isolamento crescente. Nesse sentido, é urgente desmistificar os estigmas associados e chamar a família e os amigos porque o seu apoio faz a diferença na recuperação” diz Helena Martinho, Coordenadora da Ação Social e Saúde do Município.
A semana dedicada à saúde mental iniciou com os jogos de memória junto dos idosos, com a participação de todos os idosos do programa Celorico a Mexer. Ontem, foi promovida uma sessão de risoterapia pelo especialista, Fernando Batista, direcionada aos funcionários do Município de Celorico de Basto. Um momento divertido e que consciencializou os participantes para a importância de rir. Disse-nos o especialista em risoterapia que “o riso é algo inato no ser humano, ajuda-nos a relaxar a não pensar, pensamos demais, sofremos demais, por antecipação, quando rimos, usamos tantos músculos, tanta energia que a parte cognitiva do cérebro desliga-se para nos abstrairmos dos pensamentos, para reorganizarmos os nosso pensamentos, tal como acontece num sono reparador. Devemos parar para rir e/ou relaxar 5 vezes por dia, para nos reequilibrarmos”.
Uma sessão muito bem acolhida pelos participantes, que aproveitaram para relaxar depois de um dia intenso de trabalho. E nesta perspetiva a Vereadora com o pelouro da Ação social e Saúde do Município de Celorico de Basto reforça a necessidade de se estar cada vez mais desperto para a realidade da saúde mental “não podemos ser alheios a uma realidade que nos atinge diariamente e é preciso usar estratégias e metodologias que ajudem a combater aquilo que nos pode provocar problemas mentais. É preciso olhar com clareza para o nosso estilo de vida, o nosso estado emocional, as pequenas práticas que podem fazer a diferença. Sabemos que a saúde mental é um processo pessoal, para tal é preciso manter hábitos saudáveis e procurar ajuda sempre que necessário, sem medos ou estigmas”.




Conteúdo atualizado em 5 de Dezembro de 2025 às 16:22