Decorreu ontem, 23 de outubro, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, o III Ciclo de workshops subordinado ao tema “A conversar podemos eliminar a violência” com o sub-tema “ser cuidador em contexto de violência doméstica”, uma ação da Unidas-Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa.
A iniciativa, promovida pela CIM-TS com o apoio da Câmara Municipal de Celorico de Basto trouxe a Celorico de Basto especialistas no âmbito da violência doméstica, que partilharam conhecimento, dados e experiências com os presentes na plateia, muitos dos quais técnicos de entidades de primeira linha que lidam diretamente com situações de violência doméstica.
A vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho, destacou o trabalho desenvolvido pela Unidas no território, “na perspetiva de colocar fim à violência doméstica, um problema de saúde pública e social que coloca homens, mulheres e crianças em situações muito difíceis, com traumas que condicionam a vida e a forma de se relacionarem”. A autarca disse que “o Gabinete Girassol de Celorico de Basto também tem feito um trabalho de sensibilização e prevenção junto da comunidade, mostrando-se próximo das populações e das famílias, disponibilizando o apoio adequado, especializado, e acima de tudo, tentando resolver cada situação com empatia, para dar às vitimas o conforto e o apoio que necessitam”. Maria José Marinho, disse ainda que esta é uma área que exige muita sensibilidade e por isso “é fundamental que ações como estas se repliquem para que os técnicos e as populações entendam verdadeiramente o problema e se munam das melhores ferramentas para ajudar quem mais precisa. É muito importante continuarmos o trabalho em rede, pela prevenção. Educar as crianças em ambientes saudáveis e seguros já é um desafio, imaginem em ambientes instáveis”. Esta ação também integra o conjunto de ações realizadas no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação de Celorico de Basto, nomeadamente, a comemoração do Dia Municipal para a Igualdade, que se celebra desde 2010 no dia 24 de outubro.
A sessão iniciou com a intervenção de Teresa Cerqueira Lopes, Diretora Técnica do CAFAP do Gabinete de Apoio à família de Viana do Castelo, que abordou o tema “Fortalecer famílias: o papel do CAFAP na prevenção da violência doméstica e promoção de competências parentais. Este painel foi moderado pela presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico de Basto, Helena Martinho.
O segundo painel foi moderado pela técnica do Gabinete Girassol – Apoio à Vitima de Violência Doméstica e de Género de Celorico de Celorico de Basto e teve como oradora a Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica, Elisa Veiga que falou sobre “ a violência doméstica e o impacto nas competências parentais”.