Site da Câmara Municipal de Celorico de Basto

História

SABER MAIS

Património

Cultura e Tradições

Desporto e Lazer

Capital das Camélias

Inquéritos de Satisfação

Celorico de Basto sensibilizou contra a Violência Doméstica

X Semana da Prevenção e Combate à Violência Doméstica decorreu em Celorico de Basto de 24 a 28 de novembro, com o objetivo de reforçar a consciência coletiva sobre a gravidade deste fenómeno e sensibilizar a comunidade para a importância da denúncia e da proteção das vítimas.

A iniciativa, promovida pelo Município de Celorico de Basto através do Gabinete Girassol, procurou chegar a todos os públicos e acentuar a importância da comunidade estar atenta a este crime público.


A semana teve início a 24 de novembro com a apresentação e dinamização da peça de teatro “A Terra da Igualdade”, destinada às turmas do 3º ano de escolaridade. Através da expressão artística procurou-se transmitir às crianças valores fundamentais como o respeito, a igualdade de género e a repúdio de qualquer forma de violência, incutindo desde cedo uma cultura de não tolerância a comportamentos abusivos.

No mesmo dia, realizou-se uma homenagem às vítimas de violência doméstica através da colocação do Cemitério das Cruzes nos quatro polos urbanos, simbolizando cada cruz uma vida perdida ao longo de 2024 devido a este crime. Esta semana de sensibilização tem vindo a decorrer há 10 anos consecutivos e procura, claramente, assumir a responsabilidade de toda a comunidade no combate a este flagelo. Recorde-se que até este momento já foram mortas 24 vítimas de violência doméstica, um número que a todos deve envergonhar como fez questão de acentuar o vereador com o pelouro da Ação Social do Município. “Esta semana foi pensada para sensibilizar toda a comunidade para este flagelo, não podemos ficar indiferentes, temos que atuar, temos que ir à raiz do problema, temos que ser agentes de mudança. No ano de 2024 morreram 22 pessoas, 19 mulheres e 3 homens, em 2025 o número subiu para 24. Algo está mal, muito mal. A violência doméstica é um crime público há 25 anos, todos somos responsáveis, é preciso agir com maior determinação. Neste concelho temos o Gabinete Girassol e uma Rede Social munida de condições que permitem acolher as vítimas e afastá-las da pessoa agressora, distanciá-las da violência e por isso repetidamente dizemos, se conhecer alguma situação, denuncie. Só assim se pode ajudar todas as pessoas que se encontrem neste tipo de situação”.


Nos dias seguintes, 25, 27 e 28 de novembro, decorreram ações de sensibilização dedicadas ao tema “Violência no Namoro, o que é?”, orientadas para os alunos do 9º ano de escolaridade. Estas sessões procuraram alertar os jovens para comportamentos de risco que podem surgir nas relações afetivas durante a adolescência, como o controlo, a manipulação emocional ou a invasão da privacidade, incentivando-os a reconhecer sinais de abuso e a desenvolver relações baseadas no respeito mútuo. A intervenção precoce junto dos jovens revelou-se fundamental para prevenir padrões comportamentais que, no futuro, podem evoluir para formas mais graves de violência.


No dia 26 de novembro decorreu também uma ação de sensibilização dirigida à população sénior do Centro Urbano da Mota, dedicada ao tema “Violência Contra a Pessoa Idosa”. A sessão abordou diferentes formas de violência exercida sobre pessoas mais velhas, incluindo maus-tratos físicos, psicológicos, económicos e situações de negligência, reforçando a necessidade de maior vigilância, apoio comunitário e informação clara sobre os canais de denúncia e proteção existentes.


A X Semana da Prevenção e Combate à Violência Doméstica foi mais uma semana de prevenção e combate à violência doméstica, uma semana de verdadeira sensibilização para a promoção de políticas que contribuam para erradicar este grave problema social. A mensagem permanece inequívoca: não se cale. Denuncie. Só assim é possível salvar vidas e promover uma sociedade mais justa, segura e humana.

Conteúdo atualizado em 4 de Dezembro de 2025 às 11:23