Celorico de Basto viveu a maior elevação das suas tradições em Cortejo Etnográfico

Festas do Concelho em honra de S. Tiago levaram milhares de pessoas à vila de Celorico de Basto para ver, viver e participar numa das maiores manifestações culturais da região.

Cortejo etnográfico foi o mais participado dos últimos anos, com grande representatividade cultural, com as freguesias e coletividades a valorizar e a celebrar as tradições populares, usos e costumes, com variadas manifestações artísticas e muita elevação em tudo o que foi apresentado.

Orgulhoso do trabalho da comunidade local, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima enalteceu a “ dedicação, a entrega, o orgulho das nossas gentes nas nossas tradições, usos e costumes bem patentes nestas manifestações culturais. Somos um povo extraordinário, carregamos ao peito a nossa história e a nossa memória com elevação, e demonstramos à comunidade que nos visita e às novas gerações, de forma educativa e lúdica, a importância de continuar a manter a etnografia viva”. Um cortejo que atrai cada vez mais visitantes à vila de Celorico de Basto oriundos de vários pontos do país, “encantados com a grandiosidade desta celebração”.

As Festas do Concelho e honra de S. Tiago arrancaram na sexta feira, com o despique de bombos a juntar, na praça Albino Alves Pereira, os grupos locais que se arem-se numa competição sonora que atrai muitos apaixonados. Na mesma noite, os milhares de visitantes puderam usufruir do concerto dos Santamaria, banda musical reconhecida a nível nacional e internacional, com vários discos de platina e com músicas sobejamente conhecidas pelo público.

A grande noite de S. Tiago prometia ser no sábado e cumpriu.

Primeiro com a atuação do reconhecido cantor Clemente que interpretou muitos seus maiores êxitos, grandes clássicos da música portuguesa a arrebatar o público.

Os Quatro e Meia foi uma banda muito aguardada e não desiludiu, grandes músicas foram interpretadas, com os milhares de fãs a encherem a praça Cardeal D. António Ribeiro e a contribuem para um concerto memorável. Um espetáculo que culminou com uma extraordinária sessão de fogo de artificio, piromusical e multimédia, que iluminou os céus de cor e esplendor, e que arrancou uma efusiva ovação das milhares de pessoas presentes.

“Foram noites extraordinárias, tivemos grandes concertos, orientados para vários públicos, com milhares de pessoas a passar pelo concelho para aplaudir as suas bandas de eleição, tivemos uma extraordinária sessão de fogo de artificio, com características inovadoras incrementado maior espetacularidade para quem vê e ouve e tivemos a valorização das nossas coletividades artísticas, os ranchos, os bombos, a banda filarmónica. Tivemos tudo para que esta festa seja cada vez mais atrativa, e que continue a contribuir para fortalecer o nosso comércio local, a encher as unidades de alojamento e restauração, e a transformar este concelho num destino de eleição pelas suas características naturais tão únicas e representativas. Mas tivemos principalmente, as nossas gentes que acorreram em grande número à sede do concelho para viver cada momento das nossas festas do concelho. Foram três dias de grande entusiasmo, entrega e participação de toda a comunidade” ressalvou o autarca celoricense.

As festas do concelho em honra de S. Tiago terminaram com a Merenda de S. Tiago, um momento que juntou toda a comunidade que participou no cortejo etnográfico e todos aqueles que se quiseram associar, proporcionando momentos de convívio e confraternização animados pelas desgarradas de Borguinha de Braga e Naty e muitas atuações pontuais promovidas pelas muitas coletividades artísticas presentes.

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt