desfile temático

Celorico de Basto viveu de forma entusiasta a XVII Festa Internacional das Camélias

Milhares de pessoas passaram pela vila de Celorico de Basto durante o fim-de-semana para ver de perto a XVII Festa Internacional das Camélias que voltou à rua depois de 2 anos de interregno.

O cariz da internacionalidade foi sobejamente marcado pela presença de dezenas de espanhóis, brasileiros e de peruanos que participaram na Exposição/concurso de camélias, atividade rainha deste certame.

José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, observou com agrado a envolvência da comunidade nas atividades desenvolvidas e a grande afluência a Celorico de Basto durante o fim-de-semana. “Foi um fim-de-semana memorável, com a presença de milhares de pessoas a deambular pela vila em especial pela Quinta do Prado, o epicentro das festividades. Não podíamos estar mais satisfeitos, todas as atividades promovidas, com a camélia como fonte de inspiração, foram altamente participativas e um verdadeiro sucesso, graças ao empenho de todos os envolvidos. Esta é uma festa de toda a comunidade Celoricense e isso ficou bem patente pela forma como decoraram as suas casas, as montras e varandas, como desfilaram no cortejo das camélias, como se envolveram na decoração de mesas de camélias e muros de camélias, como viveram intensamente cada momento deste fim-de-semana”. O autarca ressalvou a apresentação do protocolo que será formalizado em breve com a Universidade de Trás os Montes, a Cooperativa Árvore e a Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes. “Apresentamos à nossa comunidade uma parceria alargada que será formalizada o mais breve possível, que irá desenvolver um laboratório vivo de camélias em Celorico de Basto, um plano ambicioso, que requer conhecimento científico e criatividade que nos dará, a curto prazo, um acervo no que concerne ao conhecimento das camélias que povoam os nossos jardins. As camélias são um produto que será trabalhado ao longo de todo o ano e terá impacto económico nos mais variados domínios. Uma riqueza que acrescentará notoriedade à Capital das camélias. Para o autarca, a Festa Internacional das camélias é “uma lufada de ar fresco depois de meses sem atividade. É o regresso da vida em comunidade, porque juntos fazemos a diferença”.

Um dos momentos mais marcantes do certame foi o desfile temático com as escolas, ipss´s e entidades a desfilarem inspirados em várias temáticas, com alguns grupos a fazerem alusão à guerra manifestando solidariedade para com o povo ucraniano. Seguindo-se a grandiosa batalha das flores, uma verdadeira epopeia com camélias e outras flores a povoarem os céus de Celorico de Basto.

A exposição/concurso de camélias, um momento sempre marcante para as festividades, contou com várias mesas premiadas com a Casa das Camélias – Boiro -Espanha, a receber o 1º prémio de melhor Cultivar de Camélia de origem Portuguesa, a Pilar Bargiela – Galiza –Espanha recebeu o primeiro prémio do melhor conjunto de camélias, o Angeles Piñeiro – Galiza-Espanha, foi galardoado com o 2º prémio da mesma categoria e a Associación galega da Camélia – Galiza-Espanha foi premiado com o 3º lugar. O Prémio para melhor exemplar de camélia Japónica foi atribuído à Cas do Tojal – Molares – Celorico de Basto, o prémio para melhor exemplar de camélia reticulata foi atribuído a Abílio Jorge Gonçalves Bastos – Celorico de Basto e o prémio para melhor exemplar de camélia hibrida foi atribuído a Isabel Pados Rodrigues – Galiza- Espanha. Na categoria de melhor decoração de mesa com camélias o 1º lugar foi atribuído à biblioteca Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, o 2º lugar foi para a Associação de Futsal de Celorico de Basto e o 3º lugar foi para a Universidade Sénior de Celorico de Basto.

Estiveram em exposição 52 mesas com concorrentes de vários pontos do país e do mundo.

Ao longo do fim-de-semana decorreram visitas aos jardins de camélias, públicos e privados, orientados pelos elementos que integram a Rede Municipal de Interpretes e Guias.

Toda a quinta do Prado esteve devidamente engalanada com muros decorados com camélias, decorações várias colocadas pela quinta do prado, e desenvolvidas pelo programa Celorico a Mexer, carros clássicos, mercado de camélias, com venda do vinho verde, produtos gastronómicos, produtos derivados de camélias, camélias em vaso, entre outros.

Conteúdo atualizado em 16 de Maio de 2022 às 17:38

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt