Proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem foi implementada na noite de 15 de agosto, um Festival da Juventude que atraiu milhares de jovens ao Parque Urbano do Freixieiro.
Pelo palco do Festival da Juventude passaram ainda os Dj’s Cozta (autor da proposta ao OPJ), Santos e Lowie, que proporcionaram momentos de verdadeira alegria, convívio e animação, com a escolha das melhores músicas tendo em conta o cenário que se fazia sentir.
Um cenário idílico com entrada gratuita que procurou promover a juventude através de música, criatividade, emoção e sentido critico, envolvendo artistas consagrados como foi o caso do Chico da Tina. Artista de Viana do Castelo com uma carreira sólida que arrasta milhares de jovens com o seu estilo musical, conhecido pelo seu tom irónico e jocoso.
Esta primeira edição mostrou-se um verdadeiro sucesso e é um sinal de continuidade. “Esta iniciativa tal como foi concebida, atraiu milhares e jovens e foi demonstrativa que o nosso Parque Urbano do Freixieiro tem todas as características para realizar um festival desta dimensão, para jovens e menos jovens. A sua realização foi uma escolha dos nossos jovens, que votaram e decidiram que fazia falta uma iniciativa com estas características. O sucesso da mesma antevê um futuro promissor e a continuidade na sua realização. Priorizamos a cultura nas suas mais variadas formas, a música une as comunidades, cria sentido de pertença, sentido critico, adapta-se e é inclusiva, e é por tudo isso e muito mais que continuamos a fortalecer a cultura na nossa comunidade” observou perentório o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
O Festival da Juventude durou até o sal raiar e os jovens mantiveram-se firmes nesta primeira edição que promete criar raízes no concelho.