Site da Câmara Municipal de Celorico de Basto

História

SABER MAIS

Património

Cultura e Tradições

Desporto e Lazer

Capital das Camélias

Inquéritos de Satisfação

Escolas de Celorico de Basto celebraram o S. Martinho

𝐎 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜í𝐩𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐞𝐥𝐨𝐫𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐁𝐚𝐬𝐭𝐨 𝐝𝐢𝐬𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐢𝐮 𝐜𝐞𝐫𝐜𝐚 𝟑𝟓𝟎 𝐊𝐠 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐬𝐭𝐚𝐧𝐡𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐀𝐠𝐫𝐮𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐂𝐞𝐥𝐨𝐫𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐁𝐚𝐬𝐭𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞, 𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚 à 𝐬𝐮𝐚 𝐦𝐚𝐧𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝐩𝐮𝐝𝐞𝐬𝐬𝐞 𝐯𝐢𝐯𝐞𝐫 𝐨 𝐒. 𝐌𝐚𝐫𝐭𝐢𝐧𝐡𝐨, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐭𝐫𝐚𝐝𝐢𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐦𝐚𝐠𝐮𝐬𝐭𝐨.

𝐄𝐦 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦𝐚𝐬 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚𝐬, 𝐞 𝐭𝐞𝐫𝐦𝐢𝐧𝐚𝐝𝐚 𝐚 𝐝𝐞𝐠𝐮𝐬𝐭𝐚çã𝐨 𝐝as castanhas assadas, 𝐚𝐬 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐧ç𝐚𝐬 𝐫𝐞𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐬 à 𝐯𝐨𝐥𝐭𝐚 𝐝𝐚 𝐟𝐨𝐠𝐮𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝐛𝐫𝐢𝐧𝐜𝐚𝐫𝐚𝐦 𝐞 𝐩𝐢𝐧𝐭𝐚𝐫𝐚𝐦 𝐨 𝐫𝐨𝐬𝐭𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐜𝐢𝐧𝐳𝐚, 𝐬𝐨𝐛 𝐨 𝐨𝐥𝐡𝐚𝐫 𝐚𝐭𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐞 𝐚𝐮𝐱𝐢𝐥𝐢𝐚𝐫𝐞𝐬.

O tradicional magusto visa celebrar as colheitas, e a chegada do tempo mais frio. “Uma tradição que queremos preservar e por isso, compramos castanhas que foram distribuídas pelas escolas para que, cada escola, tivesse a oportunidade de viver esta tradição. É sempre um momento de muita euforia e diversão para as nossas crianças, uma forma de os cativar para as brincadeiras ao ar livre e ao mesmo tempo, transmitir às gerações mais novas esta tradição de S. Martinho” assegura Maria José Marinho, Vereadora com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto .

Em Celorico de Basto as tradições do magusto vivem-se em quase todas as freguesias do concelho, seguindo a máxima “no S. Martinho comem-se castanhas e prova-se o vinho”. Um momento de convívio e de confraternização entre as populações, mantendo bem-viva esta tradição outonal.

Esta tradição do magusto também está associada à lenda de São Martinho, um soldado que, segundo a tradição, rasgou a própria capa para dar a um mendigo que estava com frio. Após o gesto, teria surgido um sol inesperado que aqueceu o dia, conhecido como o “Verão de São Martinho”.

Uma festa que celebra a simplicidade, a generosidade e a união familiar e comunitária.

Conteúdo atualizado em 5 de Dezembro de 2025 às 16:20