Federação Portuguesa de Futebol entrega diplomas de Certificação de Entidades Formadoras a clubes de Celorico de Basto

Última atualização:

Esta terça, 22 de outubro, a  Associação de Futsal de Celorico de Basto recebeu o Certificado de Entidade Formadora 3 estrelas  e o Futebol Clube de Gandarela recebeu o diploma de Centro Básico de Formação de Futebol, galardões que pretendem valorizar o trabalho desenvolvido pelos clubes na formação de atletas.

A cerimónia de entrega de certificados foi promovida no teatro Jordão, em Guimarães, pela associação de Futebol de Braga, com a presença de Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Presente nesta cerimónia estiveram os presidentes dos respetivos clubes galardoados e  a Vereadora com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho que destaca a importância destes diplomas para Celorico de Basto. “Para Celorico de Basto é muito gratificante verificar que os clubes estão completamente imbuídos no espírito da formação, serem certificados de forma continua é sinal que estão a responder aos desafios propostos pela FPF priorizando todos os aspetos, quer a nível funcional, quer estrutural. Desafios muito exigentes e que colocam os clubes filiados num patamar de qualidade que muito nos engrandece” disse a Vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho. A autarca sublinha que “a formação é uma vertente fundamental nos clubes e permite que os jovens cresçam para a modalidade mas também de forma integral, com benefícios em todas as áreas do seu desenvolvimento, com enfoque para o desenvolvimento motor mas também cognitivo, emocional, social…”.

A certificação de entidades formadoras em futebol e futsal masculino exige aos clubes o preenchimento de uma série de requisitos mínimos. É obrigatório que as entidades formadoras tenham as suas equipas em situação regular, e que os recursos humanos da entidade formadora não desempenham idênticas funções numa outra entidade formadora ou escola de futebol ou futsal, com exceção do responsável pelo Departamento médico que, na mesma época desportiva, pode desempenhar a sua atividade em 6 Entidades Formadoras, desde que no limite geográfico de duas associações distritais contíguas à sua residência e localização das respetivas sedes. São critérios de certificação o planeamento estratégico e orçamento, Estrutura organizacional e Manual de Acolhimento e Boas Práticas, o recrutamento, a formação desportiva, o acompanhamento médico-desportivo, acompanhamento escolar, pessoal e social, os recursos humanos, as instalações e logística e a produtividade. Além destes requisitos acrescem requisitos específicos para a categorização da entidade formadora. O Regulamento inerente encontra-se disponível na página oficial da FPF.

Conteúdo atualizado em 31 de Outubro de 2024 às 09:55

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt