A casa da Terra é o epicentro da feira da saúde que mostra os serviços disponíveis no território relacionados com saúde e bem-estar.
O dia começou “cheio de energia”, com muito público, idosos do Celorico a Mexer e os alunos do pré escolar da Escola Básica da Vila.
Os visitantes nesta feira da saúde podem usufruir dos múltiplos serviços disponíveis, praticar exercício físico, relaxamento, fazer rastreios, usufruir das muitas ofertas e amostras e acima de tudo, perceber que este é um concelho rico na oferta em saúde e bem-estar e que a saúde é “o bem mais precioso que podemos ter, por isso é fundamental que estejamos atentos ao nosso corpo e atuar na prevenção” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que visitou o certame logo após a abertura. O autarca destaca este “dinamismo salutar que o concelho tem vindo a sentir no que respeito a serviços de saúde e bem-estar, com oferta muito diversificada, de muita qualidade e para todos os públicos. A nossa comunidade felizmente, tem cada vez mais preocupação com a saúde e com o bem-estar integral pelo que, esta feira é muito importante para dar a conhecer os serviços existentes. A nossa aposta na saúde é prioritária e continuaremos a alinhar a nossa ação para que Celorico de Basto tenha cada vez mais respostas em saúde. Depois da abertura da Unidade de Saúde pós AVC, pós traumática e ortopédica no nosso centro de Saúde, caminhamos a passos largos para a sua ampliação e aumento de serviços, pela nossa comunidade”.
Esta feira da saúde conta com a presença de várias entidades que promovem a saúde e bem-estar como a unidade móvel de saúde, serviço de proximidade do Município, a farmácia Alves Dias, a Neat kids, a farmácia Confiança, a farmácia Neves Ferreira, a Humana+ação- hppy schools, Vanitysoul clinic, VF Saúde, Mield Saúde, a farmácia de Fervença, a Vanity Soul Clinic – Unilabs, Libélula -Weelbeinf & Slowliving, a Molecular Skin, Desenhar Futuros, FisioMoura, Yield Saúde, Equipa Local de Intervenção Fafe, Cabeceira e Celorico de Basto, a Astudio, a Proud Clinic, ADCL – Associação para o Desenvolvimento das comunidades Locais, e a Escola Profissional Agricola Eng. Silva Nunes, parceira nesta organização. Além destes serviços, ouros serviços marcam presença nesta feira da Saúde, como a presença da nutricionista e a enfermeira do Município, vários workshops direcionados a diferentes temas, palestras e ações que visam aconselhar, informar e promover o bem-estar.
Esta feira da Saúde que decorre pelo terceiro ano consecutivo mostra-se cada vez mais “necessária para dar a conhecer a oferta que o território oferece. Os nossos idosos que diariamente visitam a Unidade Móvel de Saúde ou integram o Celorico a Mexer participam sempre em grande número por verificam que é um espaço onde podem fazer múltiplos rastreios, e com isso ficarem mais descansados ou ser mote para procurem respostas mais diferenciadas para situações em saúde que os possam incomodar. É também uma forma de reforçar a importância de comportamentos saudáveis e a promoição da literacia em saúde, afinal quanto maior o conhecimento em saúde maiores são os ganhos em saúde e mais se poupa em recursos” destaca Helena Martinho, coordenadora do serviço de Desenvolvimento Social e Saúde do Município.
Até amanhã, a III Feira da Saúde oferece palestras, workshops, rastreios, apresentações de serviços, amostras, exposições e muito mais.
A iniciativa, é promovida pelo Município de Celorico de Basto, a UCC Mãos Amigas, a Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes e o CLDS 5G Celorico+Social, pretende reforçar a importância de hábitos saudáveis e comportamentos de prevenção em saúde.

