Jornada Medieval reaviva a história milenar do Castelo de Arnoia e Villa de Basto

Celorico de Basto viveu, por estes dias, a Jornada Medieval, uma iniciativa que pretende reforçar a história local no burgo em volta do Castelo de Arnoia.

Como habitualmente a comunidade respondeu ao chamado e apareceu para viver esta verdadeira viagem no tempo, proporcionada por recriações históricas, espetáculos teatrais, música medieval, espetáculos de fogo, mercado medieval, decoração à época, figurantes e comunidade trajados a rigor e muito, muito mais.

Todo um cenário criado para que a comunidade pudesse desfrutar do Castelo de Arnoia, que foi “cabeça de terra” em tempos medievais, abrangendo o território do trecho médio do rio Tâmega. Este monumento ganhou uma carga histórica e um simbolismo muito próprio, projetando-se em toda a região como um admirável marco intemporal desde os primórdios da nacionalidade até aos nossos dias, são mais de 1000 anos de história.

E são esses mil anos de história e toda a imponência deste do Castelo de Arnoia que “exigem que estas iniciativas sejam desenvolvidas, temos o dever de reforçar a importância histórica do nosso Castelo e da nossa identidade como civilização. Toda a história à volta deste Castelo, com data de construção datada dos finais do Séc. X inicio do século XI, permite-nos entender a própria criação do nosso Portugal, e impõe que a nossa história seja dignificada e valorizada. Este evento, esta jornada medieval, transporta-nos até ao século XI e permite-nos viver a azáfama das feiras e mercados medievais, com os mercadores a ganharem grande destaque na época, pelas transações comerciais” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima. O autarca que participou no cortejo inaugural desta iniciativa e que voltou à Villa de Basto para usufruir das festividades, deu nota do “interesse da comunidade neste evento, na forma como se envolve e se integra na iniciativa”.

Este local parece ter sido utilizado ao longo de diversos períodos, não como um espaço de cariz habitacional, mas sim como um local de observação e defesa.

Ao longo deste três dias a comunidade viveu intensamente esta Jornada Medieval localizada no Castelo de Arnoia localizado no topo de um monte que se ergue sobre a primitiva Vila de Basto, o qual apresenta uma morfologia cónica, topo ligeiramente circular e vertentes inclinadas, conferindo, a par da cota a que se eleva, uma excelente defensabilidade natural. A paisagem e a história são agora marcos de referência deste local, com milhares de visitantes a passarem por este lugar.

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt