Site da Câmara Municipal de Celorico de Basto

VISITE CELORICO

Visite Celorico

SABER MAIS

Património

Cultura e Tradições

Desporto e Lazer

Capital das Camélias

Mais de 160 professores em formação creditada em Celorico de Basto

Arrancou oficialmente ontem, 06 de julho, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, os “Encontros de Basto e Barroso 2º encontro” com mais de 160 formandos, oriundos de todo o país.

A formação é creditada pelo Centro de Formação de Basto e conta com uma série de parceiros na organização nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e o Município de Celorico de Basto.

Durante 3 dias, os formandos irão participar num programa de formação extenso, maioritariamente ministrado por docentes da UTAD.

A abertura oficial desta ação de formação contou com a presença de várias idealidades nomeadamente o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que enalteceu a forma brilhante como estes encontros de ciências foram organizados. E, tratando-se de uma ação de formação vocacionada para as ciências “não posso deixar de vos dar nota de um dos aspetos que considero importante, para o nosso concelho e Terras de Basto, o setor Agro-Florestal. As terras de Basto têm cerca de 850kms quadrados e a maioria do seu território é floresta. E no que se refere à área temos registado uma forte dinâmica, sobretudo nos investimentos feitos nos últimos 35 anos, na restruturação da vinha e nas culturas como os frutos vermelhos, o quiwi, e aromáticas. Já na área florestal, o concelho é muito fragmentado e de propriedade privada o que não acontece nos concelhos vizinhos. O que temos de fazer é trabalhar a questão do ordenamento e a paisagem compatibilizando a, a floresta de produção, e a floresta de proteção. Trata-se de uma área muito importante para esta região, e fundamental para o desenvolvimento sustentável que perseguimos.

O autarca disse ainda que “estamos integralmente disponíveis para colaborar nos próximos encontros Ciências de Basto.

Esta ação de formação conta com a parceria integral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e nesse sentido, esteve presente o pró-reitor para a Transição Digital e Modernização Administrativa, Hugo Alexandre Paredes Guedes da Silva que enalteceu a “fantástica organização deste evento, a ciência representa um dos pilares da nossa sociedade, e a UTAD representa, para esta região, um pilar onde assenta a ciência, e onde se faz ciência e se desenvolve conhecimento. Logicamente num evento como este, a UTAD teria que estar associada, São estas parcerias que permitem desenvolver a região, entre a Universidade, os centros de formação, os agrupamentos, Municípios, só colaborando mutuamente é que é possível conseguirmos fazer crescer e mostrar esta região”.

Esta é uma ação que integra a formação contínua de professores, “permite aprofundar saberes, aprofundar atitudes e aumentar a autoconfiança de todos os elementos envolvidos no processo de ensino” disse Mário Sousa, Presidente da CAP do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

A ação é creditada pelo Centro de Formação de Basto, sendo que o diretor desta entidade, João Carlos Sousa, durante a abertura deste evento disse que “ nesta senda de crescendo deste evento que vai na segunda edição, aproveito para vos dizer para o ano vamos ter aqui a última sessão dos Encontros de Basto e Barroso, pelo que é espectável termos tudo isto em duplicado”.

Todo o funcionamento deste evento foi explicado em pormenor pela responsável pela parte científica desta formação, docente da UTAD, Isilda Rodrigues. Este evento resulta de uma parceria entre a Universidade de Trás os Montes e Alto Duro e Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, a logística desta formação comporta dois momentos, um momento prévio em que há a conceção da formação, onde assumo a responsabilidade científica do evento, fazemos a proposta, juntamente coma professora Maria João, e enviamos para certificar para o Centro de Formação de Basto e Barroso. É uma formação de 25 horas dirigida a professores, creditada para quatro grupos disciplinares, mais ligados às ciências, os oradores são todos dessa área das ciências, maioritariamente da UTAD, que vêm dar a formação aos professores. Os participantes vêm de todo o país, um sucesso. No ano passado tivemos cerca de 70 ou 80 e este ano duplicamos, e para o próximo ano parece que vamos duplicar o número deste ano. No final desta formação os formandos terão que enviar um relatório reflexivo, o que aprenderam o que podem aplicar na sua prática letiva, na sua prática pedagógica, além disso, estas 25 anos de formação contribuem para a progressão de carreira”.

Conteúdo atualizado em 7 de Julho de 2023