Rede Solidária do Medicamento chegou a Celorico de Basto e pretende ajudar um maior número de pessoas possível em situação de carência económica no acesso ao medicamento.
A saúde é prioridade imediata do Município de Celorico de Basto com o autarca celoricense, José Peixoto Lima, a articular todos os esforços para que a comunidade tenha as melhores condições. O acesso ao medicamento é para algumas famílias uma dificuldade acrescida face aos baixos rendimentos mensais e aos medicamentos prescritos, “este protocolo com o programa abem vai colocar-nos em posição de podermos colaborar na ajuda do acesso ao medicamento articulando todos os trâmites necessários para que a associação Dignitude, numa rede de parcerias que tem como objetivo único permitir que aqueels que tem dificuldades em comprar os medicamentos de que precisam tenham acesso aos mesmos de forma completamente gratuita”.
O protocolo foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal e a Diretora Executiva da Associação Dignitude Maria João Toscano, que ressalvou a importância destas parcerias para chegar a um maior numero possível de pessoas com dificuldade em adquirir os medicamento que lhes são prescritos. “Esta é uma rede colaborativa com 196 entidades parceiras como é o caso agora do Município de Celorico de Basto, uma rede que já ajuda mais de 40 mil pessoas em todo o país na tentativa de resolver um problema transversal, 1/10 portugueses não conseguem comprar os medicamentos que lhe são prescritos”.
Este programa abem agora formalizado em Celorico de Basto pretende ajudar os cidadãos no acesso ao medicamento sujeitos a receita médica e comparticipados. Os beneficiários são referenciados, neste caso pelo Município de Celorico de Basto, no setor de Desenvolvimento Social e Saúde(Câmara Amiga), local onde se deve dirigir caso tenha dificuldade no acesso ao medicamento. Constatada essa dificuldade ser-lhe-á entregue um cartão, pessoal e intransmissível, que lhe dará a possibilidade de aceder ao medicamento, sem burocracias e com dignidade.
Este programa já se encontra a vigorar neste concelho, pelo que, caso tenha dificuldades económicas que o impossibilitem de aceder aos medicamentos que lhe são prescritos, dirija-se ao Município de Celorico de Basto, ao setor da Ação Social e Saúde onde todo o procedimento lhe será devidamente elucidado.