4ª Edição dos Encontros de Ciências de Basto e 2ª edição de Línguas e Culturas de Basto a decorrer em Celorico de Basto

Formação dos professores deve ser continua e colaborativa”

Vera de Melo, reputada psicóloga, foi a oradora convidada em dia de abertura

Iniciativa arrancou ontem, 02 de julho, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, e contou com a presença de todas as entidades parceiras na cerimónia de abertura. Momento que enalteceu a iniciativa que tem avindo a notabilizar-se dentro e fora de portas.

José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, entidade parceira na organização, felicitou em particular o Agrupamento de Escolas pela capacidade organizativa dos seus colaboradores, “é com orgulho e gratidão que vejo este evento a crescer em qualidade e notoriedade, empurrado por gente de muito trabalho, visão e perceção da importância da formação contínua na qualificação dos nossos docentes, os grandes construtores das sociedades – homens e mulheres que são muito mais que formadores- são orientadores, influência, amigos, responsáveis por criar gerações resilientes e empreendedoras” . Com mais de 200 formandos no auditório o autarca fez questão de dizer que é com alegria que “Celorico de Basto vos acolhe em mais uma edição que promete ser muito gratificante para todos, com oradores reconhecidos de várias entidades parceiras e experiências únicas que contribuirão para vos enriquecer de forma pessoal e profissional. Acredito que vos será proporcionada uma experiência verdadeiramente imersiva, que vos convida a aprender, mas acima de tudo a guardar na memória as vivências únicas proporcionadas pelo convívio, pela partilha, pela caminhada que todos vós, professores, sois convidados a viver nesta organização notável. Num concelho onde, tenho a certeza, ides voltar para desfrutar, com mais tempo, do muito que tempos para oferecer”.

José Peixoto Lima deu nota da importância desta iniciativa na dinâmica local, “um concelho que se mexe em todas as frentes, também na educação e na formação, é um concelho comprometido com políticas inclusivas, sustentáveis e orientadas para o bem-estar geral”.

Compromisso com a educação foi também reiterado pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Domingos Carvalho, “como diretor deste agrupamento vejo este evento como uma prova clara do nosso compromisso e do vosso compromisso, é a demonstração viva da importância que damos à formação contínua, ao nosso crescimento, um reconhecimento claro do papel fundamental de cada um de vocês professores. São os verdadeiros agentes da mudança, as inspirações, aqueles que constroem o futuro dos nossos alunos. A formação dos professores não pode parar, tem de ser continua, colaborativa, de partilha, de debate, deve aguçar o pensamento critico, dar asas à criatividade e acima de tudo promover o diálogo entre as diferentes áreas, é assim que crescemos e é assim que fazemos crescer os nossos alunos, é assim que damos o devido valor à nossa profissão que é das mais importantes que existem”. Agradeceu a todos os parceiros na organização e acima de tudo, a todos os formandos, o que efetiva como prova de que “estamos no caminho certo, a prova do nosso compromisso coletivo por uma educação de qualidade”.

Estas formações contam com a colaboração fundamental da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, e nesse sentido marcou presença neste momento de abertura a Pró-Reitora para a Cultura, Daniela Fonseca. Em representação da UTAD, Daniela Fonseca, deu nota da alegria e responsabilidade de se associar a esta sessão, no âmbito deste congresso “nesta belíssima de terra, com história, tradição e hospitalidade, e neste espaço emblemático, o Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa. Deixem que lhes transmita em nome do Sr. Reitor, Professor Emidio Gomes, as mais calorosas felicitações pela organização deste congresso, cujo a qualidade e relevância se refletem nesta impressionante adesão, quase 300 formandos que vêm reforçar laços, partilhar saberes e aproximar ainda mais as comunidades educativas de Basto, Barroso e não só. Reunimo-nos num momento especial, num verdadeiro encontro de vozes, experiências, saberes e sensibilidades e, num tempo em que as diferenças são demasiadas vezes vistas como obstáculos, este congresso convida-nos a encará-las como pontes, que ligam pessoas, culturas, olhares, leituras do mundo. As línguas não são meros instrumentos de comunicação, são espelhos de identidade, expressões da memória coletiva, herança viva, do que fomos, somos e podemos vir a ser no futuro, as culturas são modos únicos de pensar e construir o mundo”.

A Pró- Reitora da Utad deu nota da importância de preservar esta diversidade num congresso que promete colóquios, comunicações, momentos artísticos e momentos de encontro.

Estes encontros são creditados pelo Centro de Formação de Basto e Barroso, mas só são possíveis devido à parceria que tem sido despoletado entre as diferentes entidades, como referiu o diretor deste centro, João Carlos Sousa, “num encontro de celebração, de convívio, de estarmos juntos, não é para reciclarmos é para refletirmos sobre o nosso trabalho, as nossas dinâmicas, o nosso conhecimento, as nossas experiências, num encontro que não é só Basto, é Barroso, e por aí fora. Obrigada por estarem connosco, numa das melhores terras do país, para participar num evento de celebração”.

Nesta sessão de abertura, umas das principais promotoras desta iniciativa Maria João Rema, docente do Agrupamento de Escolas agradeceu amplamente a todas as entidades parcerias em particular à Camara Municipal de Celorico de Basto. “Agradeço ao Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, pelo apoio incondicional que nos foi prestado para a realização destes cursos de formação, sem este apoio não nos seria possível levar por diante esta iniciativa que se revela tão importante para a valorização e o desenvolvimento profissional dos docentes do nosso concelho. A colaboração da Câmara municipal foi decisiva, não apenas a nível logístico mas também pela confiança e apoio demonstrados desde o primeiro momento, é graças a parcerias como esta que conseguimos criar oportunidades significativas de crescimento para a nossa comunidade educativa.”

Agradeceu também à “UTAD pela magnifica colaboração, a João Carlos Sousa, Diretor do Centro de Formação de Basto e Barroso pelo apoio na certificação dos cursos de formação, a toda a equipa do projeto de inovação e criatividade, aos formadores, assistentes operacionais, assistentes técnicos e todos os colaboradores pelo profissionalismo e espírito de missão”

Terminado o momento de abertura do 4º Encontro de Ciências de Basto e 2º Encontro de Línguas e Culturas de Basto deu-se a apresentação esperada de Vera de Melo, a reputada psicóloga que trouxe aos oradores uma apresentação vinculada ao seu último livro “Ser feliz é uma escolha”. Deu nota que o primeiro passo para essa missão é descomplicar e desafia o leitor a refletir sobre essa possibilidade de acordo com os valores e convicções de cada um.

A psicóloga, comentadora em programas de TV, escritora e muito mais, deu-se a conhecer aos formandos, numa breve apresentação audiovisual e falou da importância de seguir continuamente, “o conformismo é um verdadeiro apagador de sonhos”.

Durante mais de uma hora, Vera de Melo orientou o seu discurso para a felicidade dos professores, – os professores não são só professores e por isso sofrem muito, são responsáveis pela sua própria felicidade, pela felicidade dos seus e dos seus alunos”. Deu exemplos do que sofrem os professores, explicou o conceito de felicidade no contexto profissional, como ser um professor verdadeiramente feliz, com estratégias e dicas. Foi conclusiva com três dicas que poderão fazer a diferença na vida de cada um, sobretudo em contexto profissional – Não procurar culpados– foco na solução e não no problema – controlar as expetativas.

Ao longo de toda a sessão, Vera de Melo, com exemplos concretos e situações reais, procurou “iluminar o caminho para a felicidade”.

Os Encontros Ciências de Basto e os Encontros Línguas e culturas de Basto decorrem até dia 05 de julho, com um programa diversificado para os quase 300 formandos inscritos.

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt