Mais de 200 jovens estiveram este fim de semana em Celorico de Basto a participar no Torneio de Abertura de mini-basquete sub-8, sub-10 e sub-12.
A iniciativa foi o arranque da época desportiva e contou com a participação de várias equipas, o Basket Clube de Celorico de Basto, o Sporting Clube de Braga, o Vitória SC, o GDAS, o clube José Régio, o SC Maria Da Fonte e o CTM Vila Pouco Aguiar.
Um torneio promovido pelo Município de Celorico de Basto e pelo Basket Clube de Celorico na perspetiva de dar alcance a esta modalidade. “O desporto tem um papel fundamental nesta concelho, prova disso são os contratos programa que estabelecemos com os clubes locais e que ajudam essas associações a desenvolverem as suas atividades de forma mais autónoma promovendo o desporto nas escolas e na comunidade” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. Diz o autarca que o “basquetebol, como outras modalidade, não tinha grande prática neste concelho e veio ganhar maior projeção com a criação do Basket clube de Celorico de Basto que promove esta modalidade nas escolas e que conta já com dois escalões em competição. A presença deste encontro em Celorico é um sinal claro do crescimento da modalidade”.
Um torneio que traz outras vantagens a Celorico de Basto nomeadamente à economia local. “Estas iniciativas mexem também com economia local, com as equipas a trazerem ao concelho os pais e familiares das crianças, que procuram conhecer o concelho e degustar os produtos da região”.
Neste torneio de abertura o mais importante não são os resultados mas “o convivo proporcionado, um dinamismo que torna os jovens atletas mais autónomos e que fomenta o espírito de equipa e de grupo, criando equipas mais coesas e jovens mais responsáveis, objetivos que priorizamos no Basket Clube de Celorico de Basto” disse João Carlos Oliveira, Presidente do clube Celoricense.
Conteúdo atualizado em 25 de Outubro de 2024 às 10:28









