No dia 24 de novembro, os idosos do Celorico a Mexer foram convidados a viver um momento especial de convívio, na Mostra Gastronómica, integrada na Feira Anual de Santa Catarina. Um momento que teve como objetivo “dar aos idosos a oportunidade de viver as tradições que outrora faziam parte das suas rotinas anuais, a visita à feira anual, a valorização da memória e das tradições inerentes a este evento” ressalvou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
A iniciativa, cujo almoço foi oferecido pelo Município de Celorico de Basto, proporcionou aos participantes uma experiência repleta de significado. “Ao regressarem a um ambiente profundamente enraizado na cultura popular, muitos reencontraram memórias de infância e juventude, revivendo práticas, sons e vivências de outros tempos. A Feira de Santa Catarina, com a sua atmosfera única e carregada de história, tornou-se o cenário perfeito para despertar afetos e fortalecer o sentimento de pertença” disse o autarca.
Este momento assumiu também uma clara dimensão social. Para além do convívio intergeracional e da celebração da identidade coletiva, a iniciativa reforçou a inclusão, estimulou o envelhecimento ativo e valorizou o papel dos mais velhos na preservação das tradições ancestrais.
O presidente do Município sublinha a relevância de ações como esta, que unem memória e comunidade, permitindo que a história viva através daqueles que a moldaram. A participação dos idosos do Celorico a Mexer na Feira de Santa Catarina demonstra que preservar tradições é, acima de tudo, celebrar as pessoas que lhes dão sentido.
Conteúdo atualizado em 26 de Novembro de 2025
A informação desta página foi útil?