Este serviço que, de forma embrionária, era desenvolvido pelo Município vai passar a ser trabalhado, após aprovação em reunião de CLAS e Candidatura em 2022, pelo Grupo Cultural e Recreativo de Gandarela. A sessão de apresentação desta resposta social, junto da rede social, que intervém diretamente na infância e juventude, aconteceu passada semana no Salão Nobre dos paços do concelho, com a presença do vereador da Ação Social, José Sousa.
O CAFAP constitui uma resposta social especializada, integrada no Sistema de Proteção de Crianças e Jovens e orientada para o apoio às famílias. Desenvolvido por técnicos qualificados, tem como missão reforçar as competências parentais e familiares, promover o bem-estar das crianças e prevenir situações de risco ou perigo.
Nesta reunião de apresentação, José Sousa esclareceu os presentes da importância deste serviço que “vem ajudar as famílias a adquirir e reforçar competências parentais numa altura particularmente única e sensível no que respeita à educação dos mais jovens. Os serviços existem para serem disponibilizados às populações, e devem sê-lo com profissionalismo, rigor e assertividade, junto de famílias referenciadas mas também junto de todos aqueles que achem que precisam de ser “orientados” no papel de pais e /ou encarregados de educação”. O autarca destaca que, é importante e fundamental descentralizar os serviços, dotando as associações de mais valências, e com isso colaborar de forma ativa para a sustentabilidade financeira dessas entidades, só assim é possível desenvolver um trabalho digno e responsável junta da comunidade”.
Segundo o presidente da associação, Daniel Meireles, “esta nova valência reforça o trabalho que o GCRNI de Gandarela de Basto tem vindo a desenvolver ao longo dos anos na promoção do bem-estar infantil, assumindo agora uma maior responsabilidade social.” Acrescentou ainda que a instituição “está preparada para os novos desafios e espera que a cooperação entre entidades seja cada vez mais forte e eficaz, contando já com uma equipa especializada formada por uma mediadora familiar/educadora social, uma assistente social e uma psicóloga”.
A apresentação desta valência esteve a cargo de uma técnica do Grupo Cultural Núcleo Infantil de Gandarela, com a referência às metodologias usadas. O CAFAP contará, no GCNIG, com uma equipa multidisciplinar especializada em intervenção familiar, assegurando um apoio de proximidade às famílias de Celorico de Basto e concelhos limítrofes.
Conteúdo atualizado em 18 de Dezembro de 2025









