Alunos da Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes preparam-se para o Mercado de Trabalho

O Gabinete de Inovação e Empreendedorismo do Município de Celorico de Basto esteve no dia 12 de junho, na EPAESN com os alunos do 11º ano para os preparar para o Mercado de Trabalho.

A sessão procurou focar aspetos fundamentais que podem fazer a diferença na procura de emprego como as cartas de apresentação, currículos e entrevistas. A equipa do GIE procurou ser incisiva em pontos fulcrais e deu conta que “os jovens quando saem da formação Académica são, para o mercado de trabalho, gatos pretos em quartos escuros”, num claro reforço da invisibilidade de cada um quando chega ao mercado de trabalho.

A abrir a sessão esteve José Sousa, secretário da Vereação do Pelouro da Educação, que, em representação da vereadora da Educação, Maria José Marinho, frisou a importância destas ações para ajudar os jovens quando estes terminam os estudos. “Estas ações são cruciais para os nossos jovens, sobretudo para os jovens desta escola que saem do ensino regular com muitas competências para entrar no mercado de trabalho e muitas vezes sentem-se perdidos na forma como se devem apresentar ou “vender” às empresas. Saber como o fazer é mais uma competência que o nosso gabinete de Inovação e Empreendedorismo oferece e que se mostra uma mais-valia para os nossos jovens” disse José Sousa.

Esta formação foi orientada para 58 alunos de vários cursos, 12 do curso Técnico de Produção Agropecuária: 6 alunos do curso Técnico de Gestão Equina, 10 do curso Técnico Auxiliar de Saúde, 13 do curso Técnico de Instalações Elétricas, 13 alunos do curso Técnico de Restauração – Cozinha/Pastelaria e quatro alunos do curso Técnico de Restauração – Restaurante/Bar.

Além da parte teórica, os alunos receberam formação prática mostrando-se muito comprometidos em saber mais. “Estamos complemente disponíveis para dar aos nossos alunos as melhores ferramentas possíveis para os ajudar a ingressar no mercado de trabalho com maior facilidade e sucesso. Eles saem da nossa escola com muitas competências adquiridas e são um “produto” muito apetecível para o mercado de trabalho, mas é fundamental que se saibam “vender” e possam escolher o local onde desejariam trabalhar ao invés de serem escolhidos. Por isso é tão importante que estas ações se façam e repitam” disse o diretor da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes, Fernando Fevereiro.

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt