Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude visita projeto piloto
O concelho de Celorico de Basto é um dos 10 territórios escolhidos a nível nacional para a acolher o projeto-piloto “Férias em Movimento – Férias 5.0”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Este programa é promovido estreita parceria entre o Município de Celorico de Basto e 4 associações do concelho, uma em cada polo urbano, e visa proporcionar às crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 10 anos, uma ocupação saudável dos tempos livres durante as férias escolares, através de atividades lúdico-pedagógicas com uma forte componente tecnológica.
A iniciativa, que decorre no formato de campos de férias não residenciais e de participação totalmente gratuita, tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências embrionárias nas áreas da Robótica, Programação, Inteligência Artificial e Comunicação Digital.
No âmbito da implementação deste projeto em Celorico de Basto, o concelho recebeu a visita do Vice-Presidente do IPDJ, João Paulo Correia, que se deslocou ao local para acompanhar de perto o funcionamento das atividades e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas entidades promotoras locais.
Várias entidades do concelho apresentaram candidatura ao programa, garantindo uma cobertura equilibrada dos diferentes polos urbanos do município. Assim, o Basket Clube de Celorico de Basto dinamiza as atividades no centro da Vila, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Canedo e Corgo está responsável pelo polo de Fermil de Basto, o Grupo Cultural Núcleo Infantil de Gandarela (G.C.N.I.G) desenvolve o projeto na vila de Gandarela de Basto, e a Associação “A Pérola” – Associação Cultural, Recreativa e Desportiva, coordena as iniciativas no polo da Mota.
Estas entidades, em estreita colaboração com a autarquia e com o apoio técnico e financeiro do IPDJ, estão a dinamizar atividades inovadoras, promovendo o acesso à literacia digital, ao trabalho em equipa e à descoberta científica de forma acessível e divertida.
Durante a visita, o Vice-Presidente do IPDJ destacou a importância de projetos como este “para a igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento e à capacitação tecnológica, reforçando o papel essencial dos municípios na criação de ambientes educativos e inclusivos”.
No mesmo sentido, a Vereadora com o pelouro da Cultura e Educação do Município de Basto, Maria José Marinho, deu nota “da vontade crescente das nossos associações em desenvolver projetos que façam a diferença na vida das comunidades. A Câmara Municipal orgulha-se por ingressar neste projeto pioneiro, e orgulha-se ainda mais por ter entidades despertas para estas matérias, disponíveis para criar condições para que as nossas crianças tenham contacto com ferramentas e conhecimentos fundamentais para o futuro, promovendo simultaneamente o convívio, a cidadania e o bem-estar”.