Nuno Pinto Martins autor do livro “Educar pela positiva” esteve este sábado, 12 de novembro, na Casa da Terra, em Celorico de Basto, a falar da “gestão de conflitos na infância” para uma vasta plateia de pais e educadores.
Iniciativa foi organizada pelo CLDS 4G Celorico+Social em parceria com o Município e visa “fornecer aos pais e educadores o maior número de ferramentas na gestão de conflitos na infância” como nos disse a coordenadora do CLDS 4G, Elisabete Coelho. “Este workshop integra o eixo II de intervenção, em que focamos a nossa ação ao nível familiar e parental, com forte incidência na parentalidade positiva, nesse sentido e reconhecendo o trabalho e a obra de Nuno Pinto Martins, observamos que seria a pessoa certa para falar e esclarecer os pais e educadores para uma temática tão desafiadora”.
No workshop foi explicado pelo autor como reagir nos conflitos, o ciclo do conflito, os 5 passos para resolver os conflitos eficazmente, o conflito entre pares: como pôr todos no mesmo barco, a importância do auto cuidado, educar de olhos abertos versos educar de olhos fechados e a nossa missão e o nosso legado. Uma ação interativa que colocou os presentes a pensar e sobretudo “a refletir sobre atitudes e comportamentos”.
Nuno Pinto Martins disse-nos que os pais estão cada vez mais preocupados com a educação, visível no número de pessoas que se inscrevem e participam neste tipo de ações. “A elevada adesão, significa que os pais precisam de outras estratégias, outras ferramentas e portanto, estão abertos a procura-las”. Algo que exige esforço e empenho, “não é uma tarefa fácil, não se consegue a mudança de um dia para o outro, a nossa tendência é para educar com base naquilo que conhecemos e que foi a nossa própria educação, em que a tendência é para repetir, a palmada, o grito, o castigo. Para fazer diferente é preciso fazer um trabalho interior, ter a coragem de ir à procura dessas ferramentas mas perceber que a mudança não acontece de um dia para o outro, é preciso um trabalho diário, ponto a ponto, com consciência de que vamos falhar muito durante o processo. Existirão momentos em que as novas estratégias vão resultar, e outros momentos em que essas estratégias não vão resultar, e esse é um momento chave. Significa pois, que não devemos descartar essa ferramenta apenas porque a mesma não resultou naquele dia” aferiu o autor.
Este foi mais um workshop de uma série de iniciativas que serão promovidas no âmbito da Parentalidade Positiva com o intuito de informar, esclarecer e sobretudo, “serenar os pais neste que é o papel mais importante das nossas vidas. Educar é uma tarefa difícil, exigente, mas acima de tudo gratificante” disse a Vereadora da Educação do Município, Maria José Marinho. A autarca observou que “vivemos tempos únicos, a covid-19 veio acelerar a educação digital e mudar alguns conceitos pré-estabelecidos e nós, pais, temos que saber acompanhar esses tempos, mudar as nossas estratégias, e acima de tudo fazer o melhor para que os nossos filhos cresçam felizes”.