Sítio Oficial da Câmara Municipal de Celorico de Basto

História

SABER MAIS

Património

Cultura e Tradições

Desporto e Lazer

Capital das Camélias

Inquéritos de Satisfação

Conselho de Ministros aprovou concretização da empreitada da Via do Tâmega

Investimento de 12 milhões de euros garante ligação da variante EN210 de Veade até ao Corgo.

Em comunicado do Conselho de Ministros, o governo anunciou ontem, 10 de novembro, que foi autorizada a realização de despesa para a concretização da empreitada da Via do Tâmega – Variante à EN210, no montante máximo de 12 milhões de euros.

Este é um passo importante na concretização de uma ligação há muito reclamada pelo Município de Celorico de Basto, que permitirá o acesso ao nó da A7 no Arco de Baúlhe.

José Peixoto Lima, presidente da autarquia, congratulou-se com este anúncio do governo, lembrando “que esta é uma reivindicação antiga e justa da população de Celorico de Basto, que continua, há mais de 30 anos, que o Estado cumpra com o acordo que extinguiu a linha de comboio em troca de uma obra que não está ainda concluída”. “Esta decisão premeia o esforço e persistência da Câmara Municipal, mas não significa ainda o fim da luta, continuaremos a bater-nos pela conclusão da obra até ao Arco de Baúlhe, bem como todas as ligações rodoviárias prioritárias para o concelho, nomeadamente o nó da Lameira e a ligação a Felgueiras”, concluiu.

A decisão do Conselho de Ministros vem desbloquear o processo de construção da ligação até ao Corgo, permitindo o lançamento do concurso para a conclusão da obra que está contemplada no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e, por isso, deverá estar concluída até 2026.

Conteúdo atualizado em 11 de Novembro de 2022 às 13:02