Empresários do concelho de Celorico de Basto reuniram no Centro Urbano da Mota

Última atualização:

O Centro de Serviços de Proximidade da Mota, que ainda não está em funcionamento, acolheu ontem, 05 de junho, o 2º networking de Celorico. Uma ação que contou com a presença do Presidente da Associação Empresarial de Portugal, Luís Miguel Ribeiro.

Com a presença de um grande número de empresários e empreendedores do concelho de Celorico de Basto, esta ação visa ”fortalecer a rede de contactos entre os empresários do concelho, incrementar as relações interpessoais com objetivo de trocar informações, recursos e oportunidades de carreira. Este conhecimento é fundamental para o crescimento e sucesso profissional de empresários e empresas” disse José Peixoto lima, Presidente da Câmara Municipal. “A nossa missão, da autarquia, é criar este dinamismo e fortalecer esta rede de contactos para que, no futuro, tudo se processe de forma autónoma e esta relação seja efetivamente profícua e traga resultados no fortalecimento do tecido empresarial. O Município estará sempre ao vosso dispor para colaborar no que for necessário e com isso fomentar o crescimento das empresas e do concelho ”.

A ação contou com a presença de empresários de vários ramos de negócio a elabora em Celorico de Basto, desde a indústria têxtil, telecomunicações, metalomecânica, informática, calçado, agricultura, comércio, turismo e muitas outras.

Este 2º Networking contou com a presença de Presidente da Associação Empresarial de Portugal começou por dizer uma frase de António Mota, ilustre celoricense, “ não há pequenas e grandes empresas, há boas e más empresas. E isso é que é importante reter”. A AEP celebra 175 anos de existência e hoje evidencia-se “o papel que hoje temos e queremos continuar a ter, num país que se lembra da AEP quando é preciso aumentar as receitas do Estado e lembra-se menos quando é preciso criar as melhores condições para as empresas exercer a sua atividade”. Luís Miguel Ribeiro diz que “os problemas que temos no nosso país mais que conjunturais são estruturais” e elencou algumas questões pertinentes, como a falta de mão-de-obra existente, a captação de investimento, a burocracia que as empresas enfrentam diariamente, “ a questão da carga fiscal, da burocracia fiscal, os fundos comunitários, o tempo de análise, a análise de reembolso, recursos que temos direito mas que estão a ser tratados de forma pouco eficiente e demasiado burocrática”.

Assuntos que foram amplamente debatidos pelos empresários presentes sedentos da desburocratização nas empresas por forma a melhorarem a sua concreta eficiência e darem o salto ambicionado.

Este é o 2º networking promovido pelo Gabinete de Apoio ao Investidor do Município de Celorico de Basto que procura descentralizar as ações e chegar a todos os polos urbanos do concelho.

Conteúdo atualizado em 21 de Junho de 2024 às 18:24

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt