Celorico de Basto sentiu o pulsar de um dos trail mais competitivos e atrativos de Portugal

Última atualização:

O Trail do Ladário/Rota do Vinho Verde integrada no circuito nacional de trail

Iniciativa levou mais de 600 pessoas a Canedo de Basto

Foi por paisagens naturais com terrenos acidentados e montanhosos, onde a adrenalina subia pela espinha dos atletas, sequiosos de chegar à meta, que decorreu o III Trail do Ladário/Rota do Vinho verde.

A iniciativa contou ainda com a caminhada Casa da Taipa com uma participação que excedeu as expetativas da organização.

O Presidente da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Canedo e Corgo (ACDRCC), Jorge Alves, entidade parceira na organização, assegura que “este é um trail que tem vindo a atrair cada vez maior número de participantes, sendo uma prova integrada no Circuito Nacional de Trail, e por isso, também mais atrativa. Procuramos apresentar as condições ideais para a prática da modalidade e dar aos atletas uma experiência fantástica neste nosso território com paisagens deslumbrantes. Apostamos na marcação dos trilhos, devidamente sinalizados com marcas e códigos internacionalmente convencionados conhecidos e regulares para que ninguém saísse do trilho. No final da prova sentimos que os atletas estavam satisfeitos e agradados com a prova e isso é o incentivo para continuarmos a fazer mais e melhor”.

O trail longo de 31 kms contou com a participação de mais de 30 atletas vindos de todo o país e da vizinha Espanha. O trail curto de 17kms teve a participação de mais de 170 atletas. A caminhada, iniciativa que está na moda, trouxe a Canedo de Basto mais de 380 participantes.

Toda esta atividade é uma organização do Município de Celorico de Basto em parceria com a ACDRCC e a Associação Mondim Atletismo, com o apoio da Junta de Freguesia de Canedo de Basto e Corgo.

O dia começou cedo para proporcionar aos atletas a melhor experiência sem o calor excessivo que se fez sentir ao longo do dia. Para José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, “esta iniciativa é a mostra da capacidade organizativa das nossas gentes, um trail bem organizado, uma caminhada muito atrativa e as pessoas felizes. A organização procurou e bem, desenvolver um percurso que incluísse esta freguesia e as freguesias limítrofes, proporcionando um contacto único com a natureza, que exige ao atleta uma boa preparação física para enfrentar subidas íngremes, descidas desafiadoras e superfícies irregulares”.

Uma iniciativa que dinamizou a freguesia como aferiu o presidente da União de Freguesias de Canedo e Corgo, Sérgio Mota, “estamos muito satisfeitos com esta iniciativa que atrai muitos visitantes e promove o nosso território, a nossa gastronomia, as nossas paisagens, mas que, acima de tudo leva as nossas gentes a participar. O trail é mais direcionado a profissionais com muitos atletas do concelho a participar mas a caminhada é o grande atrativo, mais de 380 pessoas participaram nesta edição, mais 100 do que em 2023 e isso deixa-nos muito satisfeitos”.

Conteúdo atualizado em 21 de Junho de 2024 às 18:25

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt