Terminada a fase de votação, o Festival da Juventude destacou-se pelo número de votos e é a proposta vencedora desta edição do OPJ.
Estiveram três propostas a votação, Educar para o Digital(João Vasconcelos), a Criação de Laboratório de impressão 3D e multifuncional (Salvador Moura), a Organização de Festival da Juventude (Bili Teixeira), este último foi o mais votado pelos jovens dos 15 aos 30 anos e vai agora ser executado pelo Município de Celorico de Basto.
O Festival da Juventude foi apresentado pelo preponente Bili Teixeira como “um momento fundamental para que os jovens se expressem, se conectem, aprendam e se desenvolvam como cidadãos críticos e criativos”. Pretende-se que o mesmo promova a inclusão e a diversidade, a saúde mental e o bem-estar e o fortalecimento da cidadania e participação ativa dos jovens na sociedade.
O OPJ tem como principais objetivos dar voz aos jovens, incentivando o diálogo entre o município, a sociedade civil e as novas gerações; promover a cidadania ativa, fomentando a participação dos jovens no planeamento e progresso do concelho; e aproximar os cidadãos dos eleitos, criando uma relação de proximidade e transparência.
A proposta vencedora já tem calendário para ser executada, agendada para dia 15 de agosto, no Parque Urbano do Freixieiro.