VISITE CELORICO

Visite Celorico

SABER MAIS

Património

Cultura e Tradições

Desporto e Lazer

Capital das Camélias

Nova rede de transportes públicos do Tâmega e Sousa chega a Celorico de Basto

A partir do dia 17 de dezembro, o serviço regular de autocarros em Celorico de Basto deixará de ser prestado pelas empresas Transdev e Auto Viação Landim e passará a ser prestado pela “Rota da Razão”, um consórcio Rodonorte / A.V. Landim, concessionária da unidade territorial. A nova rede de transportes é baseada na anteriormente existente, mantendo no geral a mesma estrutura de linhas, com algumas alterações pontuais.

Os titulares de passes para o mês de dezembro adquiridos às antigas operadoras poderão viajar gratuitamente até ao final do ano. Durante o mês de dezembro deverão começar a ser disponibilizados os novos passes, relativos à nova rede de transportes

No próximo dia 17 de dezembro de 2025 entra em funcionamento da nova rede de transportes rodoviários de passageiros do Douro, Tâmega e Sousa, gerida pela da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), designada LINHAS.

O novo sistema de transportes reúne quatro empresas de transportes, que passam a operar numa única rede articulada, com um sistema tarifário comum.

Esta alteração decorre da lei que regulamenta os transportes públicos, publicada em 2015, que obriga a que a exploração de serviços de transportes públicos seja atribuída por procedimento concorrencial.

A mesma lei define o conceito de “autoridade de transportes”, entidade pública com competências de gestão dos transportes públicos. Em 2017, o Município de Celorico de Basto delegou na CIM-TS as competências de autoridade de transportes relativas às linhas municipais, assim como todos os restantes municípios exceto Amarante. As linhas intermunicipais e inter-regionais são da competência das CIM ou áreas metropolitanas.

Nesse enquadramento legal, decorreu em 2020 um concurso público internacional, dividido em quatro áreas territoriais.

No que se refere ao novo sistema tarifário, designado “três rios”, incluirá passes mensais e bilhetes ocasionais recarregáveis que poderão ser utilizados nas quatro concessionárias.

A CIM-TS admite que na fase inicial (algumas semanas) poderão verificar-se constrangimentos, dado que as rotas e horários ainda não estão completamente estabilizados, podendo verificar-se atrasos e necessidade de ajustamentos e adaptações.

No caso de Celorico de Basto, verifica-se uma dificuldade acrescida que é a coordenação a Ave Mobilidade, concessionária da CIM do Ave, no que se refere a horários que permitam o transbordo e à necessidade de passes duplicados.

O Município de Celorico de Basto está a empenhar todos os esforços junto da CIM-TS para corrigir as falhas que ainda se verificam ao nível das ligações necessárias para todos utilizadores (alunos, trabalhadores e população mais idosa), ajuste de horários, localização de paragens, bem como a compatibilização com a Ave Mobilidade.

Para mais informações ou esclarecimentos por favor contactar o Município de Celorico de Basto.

Conteúdo atualizado em 12 de Dezembro de 2025