Biodensa-Biocombustíveis, Lda, Fermibasto, Lda., José Daniel Ferreira Simões, S.A. Nutrystore-Nutrição Desportiva, Unip. Lda., e Quinta da Raza, Lda., são as cinco empresas celoricenses reconhecidas com o Estatuto de PME Excelência 2024.
No total de 3 925 empresas distinguidas a nível nacional, treze pertencem à Região de Basto sendo que Celorico de Basto assume cerca de 40% deste valor com cinco empresas distinguidas, Cabeceiras e Mondim de Basto com três e Ribeira de Pena com duas.
Resultados que surgem naturalmente por força de estratégias de diferenciação “que fazem com que uma empresa se destaque em detrimento de outras no trabalho que desenvolve. Celorico de Basto tem vindo a transformar-se num local de eleição para a fixação de empresas, de vários setores de desenvolvimento, muito por força das condições que o Município oferece, contribuindo de forma profícua para a sua instalação e prosperidade. Temos parques empresariais nos quatro polos urbanos, vamos investir mais de 2 milhões de euros na requalificação no parque empresarial de Crespos, aqui na vila de Celorico de Basto, tornando-o ainda mais atrativo e digno para os empresários, estamos atentos, próximos e disponíveis para colaborar com as empresas e obviamente que, estando criadas as condições, as empresas fazem o seu próprio caminho e felizmente têm feito um trabalho de excelência, diferenciador, que contribui muito positivamente para a fixação de população, para a diminuição do desemprego e para a prosperidade do concelho” assegura o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
Refira-se que o estatuto PME Excelência é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do Turismo) em parceria com um conjunto de bancos parceiros e o Grupo Banco Português de Fomento, a partir do universo das PME Líder, sendo que Celorico contou com 15 PME´s líder distinguidas, no reconhecimento do mérito e do contributo para os resultados da economia. Importa ainda referir que este estatuto constitui um selo de reputação que permite às empresas relacionarem-se com fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos negócios, sendo que, para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas.
Conteúdo atualizado em 17 de Dezembro de 2025









