Os vencedores do Festival Arciprestal da Canção Jovem de Celorico de Basto estiveram, este fim de semana, em Lourdes, França, numa experiência de convívio, partilha e oração. A visita a Lourdes foi o prémio oferecido pelo Município de Celorico de Basto ao grupo vencedor do festival, com a canção “Nunca andamos sós”.
Toda a viagem foi idealizada com o objetivo de proporcionar aos jovens uma experiência memorável. O percurso, realizado de autocarro, permitiu passar por Burgos e Vitória, em Espanha, com visitas aos pontos turísticos mais marcantes destas localidades.
O ponto alto da viagem foi a visita a Lourdes, com passagem pelo Santuário e pelos principais locais de interesse religioso e turístico da cidade, nomeadamente a Gruta de Massabielle, a Casa de Santa Bernadette, a Basílica e a Via-Sacra.
A viagem permitiu ainda ao grupo conhecer Gavarnie, uma pequena localidade situada nos Altos Pirenéus, onde se encontra um dos mais impressionantes monumentos naturais da Europa, reconhecido pelas suas dimensões e características geológicas.
O grupo fez-se acompanhar pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, e pelo responsável pela Pastoral Juvenil do Arciprestado de Celorico de Basto, Pe. Carlos Macedo.
O autarca considera que estas experiências são marcantes para todos os participantes, destacando “o convívio, os locais que visitamos e a oportunidade que proporcionamos a estes jovens, que tão honrosamente venceram o festival”. Apesar de cansativa, a viagem foi “verdadeiramente inspiradora, revelando-se uma extensão viva da aprendizagem e de autoconhecimento”.
Os jovens seguem para Braga para, a 29 de Novembro, representarem celorico de Basto no Festival Diocesano da Canção.
Conteúdo atualizado em 20 de Outubro de 2026