VISITE CELORICO

Visite Celorico

SABER MAIS

Património

Cultura e Tradições

Desporto e Lazer

Capital das Camélias

Celorico de Basto capacita para a prevenção de comportamentos aditivos e dependências

O CLDS5G Celorico+ Social, em parceria com o Centro de Respostas Integradas (CRI), está a promover uma ação de capacitação do programa “Eu e os Outros”, uma iniciativa de prevenção e promoção de competências pessoais e sociais que visa reduzir comportamentos de risco entre crianças e jovens. A formação, que iniciou no dia 07 de janeiro, está a ser ministrada pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), organismo público tutelado pelo Ministério da Saúde.

Com um total de oito sessões formativas, a capacitação destina-se a técnicos da equipa multidisciplinar do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, professores e técnicos da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes, bem como a técnicos da Rede Social do Município. O objetivo é dotar estes profissionais de ferramentas e estratégias que lhes permitam implementar o programa junto dos alunos das instituições de ensino locais.

As sessões terão como enfoque a promoção de competências pessoais e sociais que favoreçam a construção de estilos de vida saudáveis, contribuindo para a redução de comportamentos aditivos e dependências, objetivos da atividade nº 12 “Depende de Ti”, do plano de ação do CLDS 5G Celorico+Social.

Esta iniciativa constitui também um passo importante no reforço do conhecimento e da utilização dos recursos existentes nesta área, promovendo a saúde e o bem-estar na comunidade educativa. “Pretendemos que, no futuro, os participantes possam aplicar os conhecimentos adquiridos nas ações com os alunos das respetivas instituições de ensino”, destacou o Vereador da Ação Social do Município, José Sousa.

A organização destas ações de capacitação resulta da colaboração entre o CLDS5G Celorico+Social e o CRI, parceiros que integram a rede pública responsável pelas políticas de prevenção dos comportamentos aditivos, que apoiam e intensificam a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos, e visam de forma objetiva “capacitar os técnicos e professores para que estes sejam capazes de transmitir, com clareza e objetividade, os conhecimentos adquiridos tornando-os agentes ativos e diferenciadores na vida dos jovens, e não apenas facilitadores de conteúdos, mas agentes de mudança e de prevenção”.

Conteúdo atualizado em 9 de Janeiro de 2026

A informação desta página foi útil?

Loading spinner