VISITE CELORICO

Visite Celorico

SABER MAIS

Património

Cultura e Tradições

Desporto e Lazer

Capital das Camélias

Irene Teixeira apresenta obra literária no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa

Celorico de Basto acolheu, no sábado, 24 de janeiro, a apresentação do livro “Até à Alma”, da autora Irene Teixeira. Natural de Celorico de Basto, da freguesia de Borba da Montanha, a escritora partilhou com os leitores algumas das suas vivências mais marcantes, sem deixar de abordar temas transversais da sociedade contemporânea, numa reflexão profunda de quem vive e sente intensamente.

Carregada de emoção, independentemente da temática abordada, a obra conduz o leitor até à alma de Irene Teixeira, num regresso à infância e ao contacto íntimo com a natureza. Trata-se de um percurso saudosista, no qual a autora revive momentos únicos e inesquecíveis, agora eternizados em palavras. “Escrever o que vivi faz-me voltar a reviver essas emoções, esses sentimentos”, refere a autora, evocando sensações de paz, segurança, quietude e conforto. Paralelamente a estes momentos mais intimistas, a obra aborda também questões da atualidade que suscitam reflexão, como a decadência dos valores, o valor da vida e a própria sociedade contemporânea. O livro assume-se como um verdadeiro ensaio reflexivo, registado com rigor e emoção, sobre temas que inquietam e preocupam a autora.

A apresentação da obra “Até à Alma” esteve a cargo do reconhecido escritor Paulo Moreira, autor de títulos como “A Arquitectura das Palavras”, que destacou a autora e a profundidade da sua escrita, proporcionando um momento de reflexão sobre a sociedade atual.

Este evento constitui mais um contributo relevante para a divulgação literária e cultural do concelho, iniciativa que o Município de Celorico de Basto apoiou com orgulho. “Estamos absolutamente conscientes de que a literatura desempenha um papel crucial na preservação da memória coletiva e na promoção do pensamento crítico”, sublinhou a vereadora da Cultura, Maria José Marinho. Acrescentou ainda que “temos cada vez mais autores de grande valor, como é o caso da Irene, que escolheu a terra onde nasceu e da qual se orgulha para lançar a sua primeira obra literária. Um livro que nos convida a refletir sobre o mundo, as emoções e as experiências humanas”.

O Município de Celorico de Basto reafirma o seu compromisso contínua proximidade com a comunidade, também através da promoção da escrita e da literatura, com o objetivo claro de incentivar o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de expressão — competências essenciais numa sociedade democrática, participativa e inclusiva.

Conteúdo atualizado em 27 de Janeiro de 2026

A informação desta página foi útil?

Loading spinner