Festa Internacional das Camélias em destaque na maior montra do turismo nacional
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) inicia amanhã e prolonga-se até ao próximo dia 28 de fevereiro. Considerada a maior montra do turismo em Portugal, conta, uma vez mais, com a participação do Município de Celorico de Basto, que aproveita esta oportunidade para promover o território na sua globalidade.
Nos dias 25 e 26, o Município estará presente na BTL no stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal e no da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, destacando algumas das particularidades mais diferenciadoras do concelho, como o Vinho Verde, o enoturismo, as camélias, a gastronomia, o artesanato e o turismo de natureza. A aposta passa pela valorização do património natural, cultural, imaterial e edificado, projetando o território além-fronteiras.
Celorico de Basto tem como objetivo promover o território de forma concertada, reconhecendo os seus principais pontos fortes e as características que mais o distinguem e atraem visitantes. Nesse sentido, marca presença nos palcos estratégicos, promovendo “algumas das particularidades únicas deste território, cada vez mais orientado para o turismo, com visitantes oriundos de vários pontos do globo que procuram experiências diferenciadoras, gente acolhedora e o saber-fazer de gerações, ancorado nos usos e costumes ancestrais”, destaca o vereador do Turismo do Município, José Sousa.
À BTL, o Município leva com especial destaque a Festa Internacional das Camélias, que se realiza no terceiro fim de semana de março e é uma das iniciativas mais visitadas do Norte de Portugal, “pela forma como envolve a comunidade, valoriza este património natural e cultural e acrescenta valor a todo o território”.
Paralelamente a este evento emblemático, Celorico de Basto promove a diversidade e autenticidade do seu território, dando relevo aos produtos endógenos, ao património imaterial, às tradições, usos e costumes que definem a identidade local, bem como ao turismo de natureza e à paisagem. O Vinho Verde do concelho assume um papel de destaque, enquadrado no crescente desenvolvimento do enoturismo, com quintas e produtores que proporcionam experiências vínicas, visitas e provas, reforçando a ligação entre produto, território e cultura.
O autarca assegura que “Celorico de Basto continua, reiteradamente, a afirmar-se como um destino de turismo sustentável, onde a preservação do património, a valorização da comunidade e a oferta de experiências autênticas se interligam na perfeição”.
Celorico de Basto marcará presença efetiva na BTL nos dias 25 e 26, com momentos próprios dedicados ao concelho: no dia 25, a promoção incidirá de forma especial na Festa Internacional das Camélias e no Vinho Verde; no dia 26, o destaque será dado ao artesanato e à gastronomia.
Conteúdo atualizado em 24 de Fevereiro de 2026
A informação desta página foi útil?