Beca – Bastinhos Escola Clube de Andebol esteve ontem, 26 de junho, no Município de Celorico de Basto para celebrar, junto com várias entidades, a afirmação do andebol no panorama nacional, uma referência pela qualidade do seu projeto educativo, desportivo e comunitário.
Um verdadeiro dia de celebração que iniciou com a apresentação oficial do estágio da Seleção Nacional Sub-17 Masculina que estará em Celorico de Basto de 07 a 12 de julho com jogos particulares com a seleção espanhola nos dias 11 e 12 de julho, em preparação para os jogos Olímpicos.
Seguiu-se a assinatura de protocolos no âmbito da criação do Centro de Formação Desportiva de Desporto Escolar de Andebol em Celorico de Basto com a Federação de Andebol de Portugal (FAP), o Centro de Formação de basto e Barroso, o Município de Celorico de Basto e o Beca.
Para João Varejão, o grande mentor deste projeto do Beca, “todo o trabalho promovido pelo Beca só é possível porque existe uma visão conjunta entre as entidades aqui presentes. O que fazemos é simples e extraordinário, pegamos naquilo que estas entidades têm para oferecer, e com isso dinamizamos o nosso projeto, projetando-o para um patamar de excelência”. Visivelmente orgulhoso, o Presidente do Beca, e treinador da seleção Sub 17M de andebol, deu nota do muito trabalho que tem vindo a ser desenvolvido num projeto que foi aceite deste a primeira hora pelo Agrupamento e pelo Município e que hoje é uma referência nacional pelo seu dinamismo, pela sua importância no combate ao insucesso escolar, pela forma como cria atletas, mas acima de tudo, pessoas inteiras, das quais muito nos orgulhamos”.
No que respeita ao centro de formação aproveitou para referir que “o nosso projeto centro de formação desportiva de andebol é o único no país, foi contemplado este ano, depois de muito trabalho e dedicação, preenchemos os requisitos, que são rigorosos para conseguirmos ser contemplados por isso mesmo, já estamos a preparar a candidatura para o próximo ano. Eu acho que este centro de formação desportiva é feito à medida para projetos como o nosso. E vai contribuir para aprofundar a formação dos atletas, criar ligações com o desporto escolar, no fundo promover também os valores educativos através do desporto, e por excelência valorizar o desporto como um processo educativo, desenvolvendo jovens comprometidos que é aquilo que acaba por acontecer connosco agora, no final do 12º temos jovens com valores e isso é determinante em todo o processo formativo”.
Este entusiasmo é partilhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que reforçou a importância de continuar a replicar projetos de excelência como o do Beca em outras modalidades praticadas no concelho. “Ao longos destes últimos 4 anos, com grande empenho da Dra. Maria José, a nossa vereadora do Desporto e da Educação, procuramos dar ainda mais força a este projeto de excelência que tem vindo a ser promovido no andebol e procuramos replicá-lo em outras modalidades, cientes de que quando os projetos têm sucesso devem ser replicados e reforçados. O Município tem trabalhado para estar ao lados das coletividades e do desporto escolar, com apoio constante que se evidencia também nos resultados, resultados que são visíveis, que nos engrandecem enquanto território e que nos motivam para fazer sempre mais e melhor. Quando todos se esforçam e entregam verdadeiramente, os resultados surgem naturalmente. Tem acontecido de forma reiterada com o Beca, com o Futsal, no futebol tivemos dois clubes da terra a subir de divisão, o Clube Desportivo Celoricense e o Futebol Clube de Gandarela, no kickboxing e em muitas outras modalidades praticas no concelho. Temos um concelho que pratica desporto, em permanência, e em todas as idades, muito por força desta dinâmica desportiva implementa no concelho”. O presidente da Câmara Municipal diz que “o sucesso do Beca é também demonstrativo pela forma como conseguem trazer a Celorico de Basto as seleções nacionais e estrangeiras, pela forma como se movem junto de diferentes entidades, pela forma como formam e transformam atletas em verdadeiros exemplos”.
A par desta celebração do Andebol, José Peixoto Lima, deu nota dos muitos projetos executados e a executar para melhorar as condições dos atletas nas diferentes modalidades. “Trabalhamos também para dar as melhores condições aos nosso atletas, recentemente reabilitamos o piso do exterior do campo de jogos da escola secundária e agora projetamos colocar-lhe uma cobertura, e reabilitamos o gimnodesportivo, mas já temos em projeto cobrir uma ala dos balneários para localizar um ginásio e salas de reuniões, dotando aquele espaço de condições de mais e melhores condições, vamos também melhorar as condições desportivas dos equipamentos existentes nos polos urbanos, Celorico não é só a vila. O desenvolvimento de uma terra também depende das condições desportivas que oferece aos seus residentes e visitantes e é por isso que articulamos todos os esforços para finalmente termos em Celorico de Basto um pavilhão de alto rendimento, já adquirimos o terreno e vemos o sonho a concretizar-se”.
Nesta celebração do andebol, a criação do Centro de Formação Desportiva de Desporto Escolar na modalidade de andebol teve particular relevo e mostra a capacidade de trabalho de todos os envolvidos.
O Diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Domingos Carvalho, disse que “é com enorme sentimento de orgulho e satisfação que estou nesta cerimónia, um marco significativo para o agrupamento de escolas de Celorico de Basto e em particular para o nosso centro de formação desportiva de desporto escolar na modalidade de andebol, único no país. Hoje formalizamos a consolidação de parcerias que são vitais para o desenvolvimento integral dos nossos alunos e para o futuro do desporto em Celorico de Basto. A Constituição da República Portuguesa no seu artigo 79 diz que a promoção do desporto exige a articulação de esforços, e é precisamente isso que fazemos hoje, estamos a dar um passo fundamental para a prática desportiva, assim como a utilização mais eficaz, lógica e transparente dos recursos públicos”.
Uma articulação que reconhece o trabalho de excelência que Celorico de Basto tem vindo a desenvolver como observou o Diretor Técnico Nacional em representação da Federação Portuguesa de Andebol, Paulo Sá, “para federação de andebol de Portugal é um prazer e um orgulho estar presente neste momento, primeiro a apresentação do torneio de seleções sub 17 que antecipa a participação desta seleção no festival olímpico da juventude europeia, trazer este torneio para esta região e para este concelho também é um reconhecimento de toda a estrutura deste clube e do apoio que o município tem dado ao andebol. Segundo, o BECA é certificado como a entidade formadora de nível 3 da federação para o género masculino e feminino e a federação integrou o Beca no projeto “Andebol 4Kids e masterplan” que permitiu já um desenvolvimento muito grande da estrutura de base do clube triplicando o número de atletas até aos nove anos de idade. Por isso todas estas estruturas são fundamentais e só podemos agradecer primeiro ao município por acreditar no andebol e segundo ao agrupamento de escolas e ao clube por promoverem esta dinâmica que permite hoje ter aqui alguns atletas duma estrutura enormíssima. Muito obrigado pelo vosso trabalho”.
O desporto escolar conta agora com uma dinâmica diferente com este Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE) de Celorico de Basto, único no país e que muito agrada ao Coordenador Nacional de Desporto Escolar, Rui Machado, “ o desporto escolar é o maior projeto educativo do país e, tem esta duplicidade é o maior clube de Portugal, porque tem, no mínimo 150 mil praticantes, é de longe o maior clube de Portugal. E, este maior clube de Portugal é uma aposta de políticas públicas quer na área da educação quer na área do desporto. A nossa maior máxima é que todos os jovens, todas as crianças, tenham a possibilidade de através de uma oferta diversificada, nas suas escolas, possam ter acesso a uma prática eclética principalmente em tenras idades, o que significa dar-lhes oportunidade para praticar desporto e de preferência mais do que um. Isto traduz-se num investimento anual, sensivelmente de 47 milhões de euros, ou seja, é efetivamente algo extremamente significativo e, pelo montante envolvido, representa a importância que o próprio Estado deposita na dinâmica deste projeto”. Disse também que “os centros de formação desportiva são só um destes eixos, temos para isto as atividades nível 1, temos os torneios interescolares dos quais vocês foram campeões, temos também o nível 3 que é uma tentativa de dotar as escolas, assim como o Beca, de alguns instrumentos que lhes permitam competir no sistema federado. Efetivamente, em Celorico está o único centro de formação desportiva de andebol, vocês dizem isso contentes e eu contente fico porque fui eu que o autorizei, mas eu gostaria que houvesse mais, era bom sinal, era sinal que a parte desportiva neste caso especificamente o andebol, conseguiria ter outras condições, para que a nível nacional também se conseguisse replicar o trabalho aqui feito. Julgo que aqui, é um bom exemplo e uma boa prática que poderá ser dada a conhecer”.
Terminada a assinatura dos protocolos, os Campeões Regionais de Braga de Iniciados masculinos e iniciados femininos (Desporto escolar) receberam as medalhas de campeões reflexo da forma como a educação, o desporto e a comunidade se cruzam no caminho da excelência.
A sessão terminou com o descerramento de duas placas, agora dentro das instalações do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, na Escola Básica e Secundária, de duas placas comemorativas, a placa de Entidade Formadora de Nível 3 – Beca, e a placa de Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar – Andebol.