“Promessas feitas, promessas cumpridas, em prol das nossas populações”.
Dia da freguesia tem por objetivo unir a população “nós devagarinho lá vamos”, desta união que juntou três freguesias.
Autarca da junta de freguesia de Britelo, Gémeos e Ourilhe traçou largos elogios ao Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto “pelo bom entendimento mantido ao longo dos anos, em benefícios das populações”.
Inauguração da ampliação do cemitério de Ourilhe e dos arranjos exteriores foram a mote para a partilha de elogios entre junta de freguesia e Câmara Municipal, tendo, segundo Alberto Mesquita, “sido feito, só neste mandato, um investimento aproximado de 4 milhões de euros nesta freguesia de Britelo, Gémeos e Ourilhe”.
Foi em ambiente de confraternização, no parque infantil de Ourilhe, que Alberto Mesquita, aproveitou a oportunidade para elencar o trabalho feito, e as opções tomadas, junto do povo de ourilhe, onde decorreram as celebrações” assumi o compromisso com o povo de Ourilhe fazer quatro obras importantes nesta freguesia, a renovação do parque infantil de Ourilhe, está renovado, assumi o compromisso de pavimentar calçada de S. João, rua em terra, intransitável, a calçada está pavimentada, o terceiro compromisso e a pedido de muita gente, incidia na colocação de railes de proteção na rua das cortes, está feito, e a grande obra que me comprometi fazer foi a pavimentação do parque do cemitério, foi hoje inaugurado, a prova que também está pronto, é caso para dizer que cumpri com a minha palavra” disse. Mas o autarca não se rege apenas por promessas, e há tanto a fazer, “aliás já está pronto o caminho das cerdeirinhas, uma das maiores obras feita neste mandato, já está pronta a pavimentação da rua das cortes, já está pronta a ampliação do cemitério”. O autarca não pode deixar de acrescentar a rua do Porto, “classifiquei aquilo como o cancro da freguesia de Ourilhe, graças aos rebentamentos de água, agora temos uma conduta nova, falta apenas a pavimentação que se prevê para muito breve”… outras obras foram elencadas num investimento global “de mais de meio milhão de euros”.
O autarca assegura que todas estas obras só foram possíveis “graças ao entendimento que houve entre a junta de freguesia e a Câmara Municipal, a grande fatia deste bolo, foi da responsabilidade da Câmara Municipal, nós pagamos o que podemos, deve-se ao bom entendimento dos responsáveis que vocês elegeram, há quem diga “você teve sorte com o presidente da câmara que lhe saiu”, mas a sorte não me saiu a mim, saiu a todos, porque o Sr. Presidente da Câmara não trabalha para mim, nem eu trabalho para ele, trabalhamos para vós, e tudo isto é possível porque vocês elegeram pessoas que pensam em vós, que pensam em melhor qualidade de vida para vós, para o povo”. Foi contundente ao agradecer ao Presidente da autarquia “tudo o que o Sr. Presidente da Câmara tem feito por esta gente”.
Houve ainda tempo para enaltecer a anterior proprietária do terreno para onde foi ampliado o cemitério de Ourilhe, depois de várias missivas, e por desentendimentos anteriores com outros autarcas, houve possibilidade de negociar “e a senhora não vendeu o terreno, antes doou o terreno à junta”. Numa exaltação evidente à forma como a comunidade se une em prol de um bem maior.
Depois de uma missiva de elogios, o Presidente da Câmara Municipal enalteceu o convívio entre as gentes das três freguesias que agora é uma única freguesia, “este evento tem dado contributo para o reforço de coesão entre as gentes, o espirito de pertença”. Começou por retribuir o apreço ao Presidente de Junta de Britelo, Gémeos e Ourilhe, “já conheço o sr. Alberto há muitos anos e devo dizer-vos que para além da excelente relação institucional que temos, entre Presidente de Câmara e Presidente de Junta, há entre nós uma grande relação de amizade. O nosso trabalho, o trabalho que o sr. Alberto elencou nesta freguesia é a prova cabal desta boa relação. A proposta que nos fez inicialmente com 4 grandes intervenções não só estão cumpridas como foram muito além do que, na altura, tinha imaginado. E devo dizer-vos que aquilo que não está terminado e que ele aqui referiu, vai ser também realizado”. José Peixoto Lima deu especial enfoque à deterioração do parque infantil, “este espaço estava francamente deteriorado, precisava de uma intervenção profunda, os espaços coletivos devem estar devidamente arranjados para que as pessoas que deles usufruem o façam com toda a segurança”. Assegura que é preciso dar especial destaque a intervenções que a todos beneficiem fomentadas por este espirito de parceria e sempre em cooperação, “se a ampliação do cemitério foi paga pela junta de freguesia os arranjos foram possíveis graças a este entendimento com a Câmara Municipal, remamos para o mesmo lado. Assim, como a beneficiação dos caminhos, a Câmara tem orçamento maior e pode realizar as obras, mas é bem verdade que o orçamento da junta e o da Câmara nem sempre chega para aquilo que é a nossa ambição, e nós temos uma grande ambição, para esta união de freguesia e para todo o concelho”. O autarca assegura que está a trabalhar “para o bem-estar de toda a população do concelho, relembrou a acessibilidade condigna para todos, “queremos que todos tenham acesso às suas habitações com toda a dignidade” e numa segunda fase, “estamos a pavimentar as principais vias do concelho, estradas municipais e outros acessos e alargamentos, já temos muitas obras executadas e vamos continuar, por todo o concelho. A beneficiação desta rede viária é um investimento integral desta autarquia de 4 milhões de euros”. O autarca aproveitou para deixar a novidade, “já no próximo mês vamos abrir a unidade de internamento e reabilitação, no nosso centro de saúde, não vamos ficar só com este primeiro passo, vamos recuperar todo o nosso centro de saúde e dotá-lo de melhores condições, por todos e para todos”.
Nesta celebração do Dia da Freguesia houve ainda a oportunidade de ouvir o pároco da paróquia de Ourilhe, António Gonçalves, “que reforçou a importância do trabalho em parceria e cooperação, o bom entendimento leva a grandes frutos” .
As celebrações do dia da freguesa iniciaram no sábado, com a atribuição de 20 prémios de mérito aos 20 melhores alunos da freguesia. No dia de hoje, os fregueses participaram, logo pela manhã, numa caminhada e seguiram para a celebração eucarística em homenagem aos ex-autarcas, seguindo-se o descerramento da placa evocativa e bênção da ampliação do cemitério e arranjos exteriores. A tarde foi dedicada ao convívio entre as gentes, com almoço, confraternização e música.