Sensibilizar para o cancro da mama é o objetivo da campanha Outubro Rosa à qual o Município de Celorico de Basto se associou com a realização de uma aula de Yoga direcionada a toda a comunidade.
A iniciativa teve como objetivo reforçar a importância de sensibilizar para a prevenção e para o diagnóstico precoce de um tipo de cancro que afeta mais mulheres sendo que, anualmente são detetados cerca de 9000 casos de cancro da mama.
A sensibilização para esta problemática não passou despercebida à autarquia celoricense tendo sido elaborado um flyer informativo – com sinais de alerta e comportamentos para reduzir o risco – sobre esta problemática e distribuído pelo concelho, com o intuito de sensibilizar efetivamente para este flagelo. Em paralelo foi promovida uma aula de yoga, com o intuito de consciencializar para o auto cuidado e bem estar integral – corpo e mente. “Vivemos um verdadeiro flagelo que atinge maioritariamente as mulheres, a prevenção é fundamental e exige que cada uma de nós tenha maior atenção ao próprio corpo, saiba priorizar-se e mimar-se com comportamentos saudáveis” destaca a vereadora com o pelouro da Saúde do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho. “O Yoga tem características únicas na promoção do bem-estar integral”.
O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade, “com grande carga emocional e por isso pretendemos também homenagear e reforçar a nossa empatia com todas as mulheres com cancro da mama”.
A par das ações referidas foram promovidas ações de sensibilização para a prevenção e sinais de alerta do cancro da mama junto dos idosos do Programa Celorico a Mexer.
Conteúdo atualizado em 23 de Outubro de 2025 às 17:04


