Publicações
Revista Municipal Nº 29

Viver

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Celorico de Basto Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa coloca à disposição dos seus utilizadores diversos serviços:
Leitura presencial, empréstimo, serviço de referência e apoio à pesquisa, espaço Internet, animação e promoção da leitura, consulta do arquivo municipal de Celorico de Basto, informação à comunidade, actividades de animação.
A Biblioteca Municipal de Celorico de Basto Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa é uma estrutura que a autarquia apostou e aposta para fomentar a cultura no concelho. Com instalações inauguradas em 2001, conta também, desde 2007, com o Centro Documental e Bibliográfico e com uma extensão na Vila de Gandarela de Basto, com o objectivo de melhorar os serviços prestados através da criação de um espaço mais amplo e dotado de equipamentos necessários. 
Possui uma colecção de cerca de 160.000 documentos em diversos suportes: livros, revistas e jornais, manuscritos, panfletos, VHS, CD, Cdrom, material de propaganda, teses de licenciatura, mestrado e doutoramento, fotografias, etc.

Este moderno equipamento cultural coloca ao dispor de toda população do concelho vários meios de informação desde livros, revistas, material não livro que procuram cobrir todas as áreas do conhecimento.
A actualização dos fundos documentais é uma prioridade que se procura cumprir respondendo às necessidades de todos os seus utilizadores. 
Além de um espaço moderno e funcional, equipamento agradável e atraente, a Biblioteca Municipal de Celorico de Basto Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa conta com pessoal técnico especializado, uma correcta arrumação dos seus fundos documentais e recurso a novas tecnologias para que o acesso por parte dos seus utilizadores seja uma tarefa fácil. 
Pretende-se deste modo desenvolver toda a comunidade desde os mais jovens aos mais idosos promovendo o livro e a leitura.
A leitura é um direito Universal necessário para o crescimento do indivíduo e para a sua participação activa na sociedade, a Biblioteca Municipal de Celorico de Basto Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa tem em funcionamento uma extensão na Vila de Gandarela de Basto com um fundo de cerca de 4.000 documentos.
De uma forma programada têm sido realizadas actividades de animação e sensibilização por esta Biblioteca para a obtenção dos seus objectivos: realização da Hora do Conto para os mais pequenos, circulação pelas escolas do concelho de malas com fundos bibliográficos adequados a cada faixa etária, cinema infantil, mostras bibliográficas, Bibliopaper, feira do livro.Espaços:
Recepção
Sala de adultos
Sala infanto-juvenil
Auditório
Centro Documental e Bibliográfico

 

Norma de Funcionamento do Espaço Internet

 

Norma Reguladora da Biblioteca

 

Contactos:
Biblioteca Municipal de Celorico de Basto Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa
Tel.: (+351) 255 320 360
Fax: (+351) 255 320 365
Quinta de S. Silvestre - Gémeos
4890-377 Celorico de Basto, Portugal
www.mun-celoricodebasto.pt
bmcbmrs@mun-celoricodebasto.pt
bmcbmrs@gmail.com
bmcb@rb-bb.net
http://aarcadoscontos.blogspot.com

Horário de Funcionamento:
De Terça-feira a Sábado
Das 09h00 às 18h00

 

 

Fórum Gandarela

 

Fórum Gandarela


O Fórum Gandarela foi inaugurado em Maio de 2008 e serve uma população de 1590 habitantes.
Serviços:
Atendimento
Empréstimo
Leitura Presencial
Espaço Internet

Fundo Documental:
4.000 Documentos

Contactos:
Praceta S. António nº5 - Gandarela de Basto

4890-542 Basto S. Clemente


Telf. 253 755 084
forumgandarela@live.com.pt

Horário

2ª a 6ª: das 09h00 às 12h30 /14h00 às 18h00

sábado: 9h00 às 12h30

Marcelo Rebelo de Sousa - Biografia

 

Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, (São Sebastião da Pedreira, Lisboa, 12 de Dezembro de 1948), político ex-ministro, Membro do Conselho de Estado, designado pelo Presidente da República, professor de Direito, jurista, e analista político.
Filho de Baltasar Rebelo de Sousa (1921-2002), médico e destacado dirigente do regime salazarista (foi Ministro da Saúde e Assistência, das Corporações e Previdência Social e do Ultramar) e de Maria das Neves Duarte (1920-2003), assistente social. Marcello Caetano, donde provém o seu nome próprio, foi padrinho de casamento dos pais.
Dirigente associativo e católico na juventude, altura em que integrou movimentos católicos e sociais, nomeadamente a Acção Católica Portuguesa. Mais tarde, foi dirigente associativo em organizações culturais e desportivas, entre as quais a Federação Portuguesa de Futebol, entre 1974 e 1976.
Frequentou a Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Direito, obtendo em 1984 o grau de Doutor em Ciências Jurídico-Políticas [carece de fontes?]. É, desde 1989, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, cujo Instituto de Cooperação Jurídica dirigiu (2004-05). Foi também Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma universidade, pertencendo, ainda hoje, à respectiva Sociedade Científica. Foi negociador do ante-projecto da Faculdade de Direito de Bissau, em 1988. Foi membro da Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (1995-96/2001-03) e Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. É Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto.
Ligado ao jornalismo, participou, em 1973, na fundação do jornal Expresso que chegou a dirigir. Em 1983 fundou o Semanário, sendo seu director até 1987.Popularizou-se como comunicador e analista político, primeiro na rádio com Exame na TSF (1993-96) e depois na televisão - Jornal Nacional (TVI, 2000-04) e As Escolhas de Marcelo (RTP1, 2005-).
Foi fundador e é membro de inúmeras instituições de solidariedade social, ONGs e movimentos de serviço à comunidade, pertencendo ao Lions Clubs International, desde 1981 e ao Rotary International, desde 2003. É Comendador pela Ordem de Santiago da Espada (1994) tendo recebido em 2005 a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Município de Celorico de Basto 2017 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por