Há 20 anos lançamos a semente. Em 2025 celebramos a raiz de duas décadas dedicadas à Camélia, com um projeto cultural que pretende estabelecer um novo marco na dinamização da arte no espaço público do nosso Concelho.
O projeto cultural – raiz – propõe-se celebrar e aprofundar a identidade e memória coletiva de Celorico de Basto, em virtude da comemoração dos 20 anos da Festa Internacional das Camélias. O projeto foi concebido para ser um elemento distintivo nas festividades que assinalam esta efeméride. A iniciativa incidiu na criação de Residência Artística – Arte no Espaço Público, qe decorreu entre 7 a 22 de março, com a participação dos artistas Goodmess, Hazul, MrDheo e Mura.
O Projeto Âncora do Município – Laboratório Vivo das Camélias e Jardins do Tâmega e Sousa, serve como inspiração para esta jornada criativa.
Nesta primeira etapa do projeto, foram realizados quatro murais que evocaram elementos identitários do concelho, os quais acreditamos que podem exercer um apelo turístico não apenas durante a Festa Internacional das Camélias, mas ao longo de todo o ano, promovendo de forma efetiva o turismo no concelho.

(Clique na imagem para ampliar)