Fauna e Flora

A zona ribeirinha de Celorico de Basto, banhada pelo Rio Freixieiro, constitui um dos espaços com maiores potencialidades paisagísticas, turísticas e recreativas na vila, devido às suas características naturais e à posição de centralidade que assume no aglomerado urbano.  

Trata-se de um espaço com ótimas condições para zona de lazer, visto que possui bastante arborização, essencialmente plátanos e amieiros, e tem um enquadramento paisagístico de excelência, tirando partido dos jogos de água criados pelos açudes existentes e dos edifícios tradicionais situados junto ao rio.   

O rio Freixieiro e os respetivos terrenos marginantes, espaços naturais onde a água tem um papel fundamental na composição deste local e que resulta da confluência do ribeiro de Boques com o Freixieiro e que tira partido de uma situação única de jogos de água criados pelos muros, açudes e canais existentes, complementando-a com a consolidação de outras linhas de água.   

A arborização é constituída essencialmente por espécies como o plátano, árvore de grande rusticidade e de crescimento rápido, que compõem o alinhamento ao longo do arruamento existente, no cimo do talude, facto que permite a integração paisagística da via e a proteção da área ribeirinha.  

Temos também o choupo, junto ao percurso pedonal que acompanha o rio, faz a marcação do trajeto e a criação de efeito surpresa ao longo do percurso.  A arborização deste local é composta ainda por salgueiros, oliveiras, laranjeiras cipreste, pinheiro manso, choupo ou amieiro.   

A orla marginal é constituída por plantas aquáticas e semi-aquáticas que permita a valorização destas zonas húmidas, promovendo o amortecimento das águas. Estas plantas aquáticas e semiaquáticas são sobretudo: íris, canas, amieiros, salgueiros e choupos, que permita a valorização destas zonas húmidas promovendo o amortecimento das águas.   

Conteúdo atualizado em 26 de Maio de 2022 às 10:51

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt

Enviar mensagem

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Privacidade

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Privacidade
Enviar mensagem